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Anarquismo, sindicalismo de intenção revolucionária e o ensino racionalista: o caráter transnacional da sua difusão e relação entre Argentina e Brasil (1920-1940)

Processo: 19/12946-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcos Tadeu Del Roio
Beneficiário:Ivan Thomaz Leite de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/12222-4 - Educação racionalista e sindicalismo de intenção revolucionária na prática política transnacional do anarquismo argentino (1920-1940), BE.EP.DR
Assunto(s):História da educação   Anarquismo   Sindicalismo   Argentina   Brasil   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anarcossindicalismo | Anarquismo no Brasil | Educação libertária | Educação Racionalista | Escola Moderna | sindicalismo revolucionário | História da Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto as manifestações concretas do sindicalismo de intenção revolucionária e da educação racionalista em São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Nos perguntamos se havia uma relação de mútua influência entre as escolas racionalistas e as vertentes do sindicalismo de intenção revolucionária em São Paulo que pode ser considerada como expressão de um padrão de difusão e de dinâmica relacional entre esses componentes táticos e estratégicos do anarquismo nas décadas estudadas. Trabalhamos com a hipótese que a relação entre o sindicalismo de intenção revolucionária e a educação racionalista apresentava um padrão transnacional que extrapolava a mera influência da imigração europeia nos países latino americanos, e se espraiava na relação direta entre militantes, organizações, sindicatos, jornais e outras instâncias dos países sul americanos. Essa relação transnacional era fortemente marcada pelo alto grau de mobilidade de militantes anarquistas, motivada tanto pela responsabilidade com a propaganda ideológica, quanto pela perseguição e repressão do Estado e do capitalismo contra a ação política desses sujeitos e seus grupos. Uma análise comparada do caso paulista em relação à alguns elementos da realidade Argentina no que diz respeito ao anarquismo, ao sindicalismo de intenção revolucionária e à educação racionalista pode ser bastante fértil para estabelecer aproximações e distanciamentos desses aspectos na realidade de cada localidade, compreendendo melhor as origens e influências presentes no contexto de São Paulo no período abordado. (AU)

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