Bolsa 19/20655-8 - Materiais dentários, Cerâmicas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das propriedades de superfície do compósito cerâmico Y-TZP/TiO2 sinterizados em diferentes condições

Processo: 19/20655-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2021
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Francisco Cesar
Beneficiário:Rafael Costa Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Cerâmicas   Zircônia   Ligas de titânio   Osteoblastos   Rugosidade   Sinterização   Perfilômetro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerâmica | Materiais Dentários | Sinterização | Titania | zirconia | Cerâmicas para uso oral.

Resumo

A liga de titânio é o material mais utilizado para substituir a raiz dentária ausente. No entanto, a cor a cinzentada desse metal pode comprometer o resultado estético na região anterior. Uma alternativa são os implantes cerâmicos, como a zircônia tetragonal policristalina estabilizada por ítria (YTZP) que apresenta coloração esbranquiçada. Uma limitação da Y-TZP é sua baixa interação com os tecidos circunvizinhos. A titânia é uma cerâmica associada à adesão de osteoblastos e também promove a formação de apatitas quando imersa em solução que simula o plasma sanguíneo. Uma forma de aperfeiçoar a osseointegração da YTZP é com os compósitos cerâmicos e estudar as suas superfícies. Sabe-se que materiais hidrofílicos promovem maior adesão celular. Para que o compósito Y-TZP/TiO2 atinja altas propriedades mecânicas e alta densidade é importante estudar as condições de sinterização, dessa forma o objetivo do presente estudo é caracterizar a superfície do compósito cerâmico Y-TZP/TiO2 em função da concentração de titânia em mol% e das condições de sinterização. Os pós serão sintetizados emum rota de co-precipitação com três teores de titânia (0; 7,5 e 12,5%) e depois prensados (n=5). Diferentes temperaturas (1260°C, 1300 °C e 1460°C) e tempos (1 hora, 2 horas e 4 horas) serão utilizados na sinterização. O ângulo de contato das pastilhas será mensurado no goniômetro e a rugosidade no perfilômetro. Os dados serão analisados no programa estatístico Minitab11. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)