Busca avançada
Ano de início
Entree

Fauna de Thynninae Neotropical: distribuição e novos dados morfológicos e moleculares para a taxonomia do grupo

Processo: 20/06632-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Noll
Beneficiário:Eduardo Fernando dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/09215-6 - Desimpedimento taxonômico de vespas aculeadas: visões micro e macro-regionais da fauna neotropical, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Filogenia   Insetos   Hymenoptera   Genitália masculina   Marcador molecular

Resumo

Thynninae (Hymenoptera: Tiphiidae) é a mais diversa das subfamílias de Tiphiidae com cerca de 75 gêneros e 600 espécies, que ocorrem nas Regiões Neotropical e Australiana. Sua característica mais marcante é o dimorfismo sexual, com fêmeas ápteras, que passam a maior parte da vida no solo em busca de larvas de Coleoptera, e machos alados, que voam ativamente em busca de néctar e fêmeas. Apesar de suas características únicas e de sua importância como controladores da população de outros insetos, os Thynninae têm sido altamente negligenciados, de modo que se conhece pouquíssimo sobre a biologia do grupo. Sua taxonomia é bastante confusa e os dados de distribuição da grande maioria das espécies Neotropicais restringem-se às localidades tipos. Com base nesse cenário, o presente projeto objetiva expandir o conhecimento sobre a distribuição dos Thynninae Neotropicais, codificar caracteres da genitália masculina dos gêneros para que sejam empregados em análises, além de extrair e sequenciar fragmentos de três marcadores moleculares (COI, 12S e 28S) de machos e fêmeas para a correta associação sexual e para análises filogenéticas. Para o levantamento dos dados de distribuição, pretende-se empenhar o maior esforço já empregado no estudo desses himenópteros, resgatando dados importantes de exemplares depositados nos principais museus norte-americanos, europeus e australianos, além de compilar o máximo da informação presente instituições nacionais que mantêm coleções entomológicas. Para o estudo da genitália masculina, serão empregadas técnicas tradicionais de extração e limpeza e técnicas modernas de descrição e registro, através do uso de algoritmos computacionais de empilhamento fotográfico. As análises filogenéticas serão desenvolvidas de forma combinada, para os dados moleculares e morfológicos, e através do método de Parcimônia. Assim, como resultados, espera-se compor uma ampla base de dados georreferenciada que possa ser utilizada para inúmeros outros estudos com diferentes perspectivas, como abordagens biogeográficas, taxonômicas, ecológicas. Espera-se, também, delimitar melhor os grupos internos de Thynninae, como tribos e gêneros, e entender a história evolutiva do grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPEZ, VINICIUS M.; CARDOSO, RENAN KOBAL DE OLIVEIRA ALVES; CARDOSO, OLIVEIRA ALVES; CEZARIO, RODRIGO R.; GUILLERMO-FERREIRA, RHAINER; SANTOS, EDUARDO F. DOS. New Species of Entypus (Hymenoptera: Pompilidae) and notes on the natural history of some Atlantic Forest spider wasps. Zootaxa, v. 5061, n. 2, p. 361-368, NOV 4 2021. Citações Web of Science: 0.
FERNANDES, DANIELL RODRIGO RODRIGUES; RAFAEL, JOSE ALBERTINO; SOBRAL, RAFAEL; DOS SANTOS, EDUARDO FERNANDO. A new combination for Pompilus nesophilus Kirby, 1890 (Hymenoptera: Pompilidae): a forgotten spider wasp from archipelago of Fernando de Noronha (Pernambuco: Brazil). Zootaxa, v. 5047, n. 2, p. 197-200, SEP 29 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.