Busca avançada
Ano de início
Entree

Famílias de crianças com Síndrome de Down: opinião sobre os serviços de apoio, satisfação parental e suporte social

Processo: 20/01303-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Fabiana Cia
Beneficiário:Kananda Fernanda Montes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Síndrome de Down   Família   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   Entrevista   Análise demográfica   Coeficiente de correlação de Pearson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | familia | Sindrome de Down | Educação Especial

Resumo

A família é o principal e o primeiro ambiente no qual a criança estabelece relações. Quando se consideram famílias de crianças com síndrome de Down, muitas vezes elas necessitam de apoio e informações de como podem estimular seus filhos de maneira adequada, para além da necessidade de apoio decorrente das demandas advindas da própria síndrome. Considerando tais pressupostos, os objetivos da pesquisa serão: (a) identificar e analisar os serviços de apoio, a satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com Síndrome de Down e (b) relacionar a satisfação parental e o suporte social com os dados sociodemográficos das famílias de crianças com síndrome de Down. A pesquisa será desenvolvida com aproximadamente 15 pais, mães ou responsáveis de crianças (idade variando entre quatro e oito anos) com síndrome de Down. Para atingir os objetivos serão utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de suporte social, Questionário de satisfação parental e um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a coleta de dados será realizada entrevista de forma individualizada. Os resultados serão qualitativos e quantitativos. Os dados qualitativos serão analisados de forma categórica e os quantitativos por meio de medidas de tendência central e dispersão. Para correlacionar as variáveis será utilizado o teste de correlação de Pearson. Tais resultados fornecerão subsídios para programas de intervenção educativos direcionados para essa população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)