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Detecção e identificação de falhas de ovalização em mancais hidrodinâmicos

Processo: 20/07150-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Gregory Bregion Daniel
Beneficiário:Matheus Victor Inacio
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produção sustentável   Mancais hidrodinâmicos   Dinâmica de rotores   Máquinas rotativas   Monitoramento   Análise dinâmica

Resumo

Os mancais hidrodinâmicos desempenham um papel crucial na vida útil das máquinas rotativas, pois representam uma das fontes mais críticas de falha nessas máquinas. Além disso, a identificação de falhas em mancais hidrodinâmicos mostra-se ainda desafiadora no cenário atual, uma vez que não se sabe completamente como esses danos específicos podem influenciar a resposta dinâmica do rotor. Dentro desse contexto, este projeto de iniciação científica tem por objetivo desenvolver um método para detecção e identificação de uma falha específica no mancal hidrodinâmico, que no caso se refere a falha por ovalização do mancal. Tomando como base os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o primeiro ano de projeto de iniciação científica da FAPESP (Processo 2019-11070-6), as principais influências desse tipo de falha na resposta dinâmica do rotor foram investigadas e identificadas. Assim, busca-se agora desenvolver um método robusto e eficiente para a detecção dessa falha e, com isso, realizar também a identificação da magnitude e do ângulo da ovalização no mancal. Para isso, as análises dinâmicas serão desenvolvidas no domínio do tempo e os sinais temporais do rotor serão processados e transformados para o domínio direcional, permitindo identificar as componentes diretas e retrógadas da resposta do rotor. A partir dessas componentes, busca-se, então, identificar as possíveis falhas de ovalização nos mancais que suportam o rotor. Desta forma, este projeto de Iniciação Científica visa obter um método robusto e eficiente para detecção e identificação de ovalização em mancais hidrodinâmicos, permitindo, assim, aprimorar o monitoramento da máquina rotativa e, consequentemente, evitar a ocorrência de paradas repentinas no sistema produtivo.