Busca avançada
Ano de início
Entree

Triatoma tibiamaculata (Pinto, 1926): um clássico Triatoma Laporte, 1832 ou um Panstrongylus Berg, 1879 com homoplasias?

Processo: 20/08471-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Kaio Cesar Chaboli Alevi
Beneficiário:Giulia Montanari
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia médica   Doença de Chagas   Filogenia   Cruzamentos genéticos   Panstrongylus   Experimentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Chagas | Triatomíneos | Entomologia Médica

Resumo

Os triatomíneos são insetos hematófagos de grande importância epidemiológica, pois atuam como vetores do protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. Os gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus são os mais importantes do ponto de vista epidemiológico. O gênero Panstrongylus foi inicialmente considerado como monofilético a partir de dados morfológicos. Dados moleculares com o marcador nuclear ITS-2 sugeriram o polifiletismo de Panstrongylus spp. Posteriormente, diversas análises filogenéticas demonstraram que o gênero Panstrongylus é um grupo parafilético, uma vez que Pasntrongylus spp. foi agrupado com Nesotriatoma spp. e T. tibiamaculata no clado P. megistus. A taxonomia de T. tibiamaculata foi bastante instável, pois inicialmente foi descrita no gênero Eutriatoma, destacando que ela apresentava características intermediárias entre Rhodnius e Triatoma. Em 1940, essa espécie foi agrupada no gênero Triatoma e no subgênero Eutriatoma e, posteriormente, E. tibiamaculata e T. (E.) tibiamaculata foi sinonimizada com T. tibiamaculata. Embora agrupada no gênero Triatoma, a posição filogenética de T. tibiamaculata em relação às espécies desse gênero sempre foi incerta, uma vez que esse triatomíneo foi agrupado em todas as filogenias com os gêneros Panstrongylus e/ou Nesotriatoma, resgatando T. tibiamacula e P. megistus como espécies irmãs. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o status genérico de T. tibiamaculata, por meio de análises filogenéticas, medição cromossômica e cruzamentos experimentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)