Busca avançada
Ano de início
Entree

Interdisciplinaridade no ensino do balé: como tornar acessível os aspectos matemáticos inerentes ao balé como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem dessa linguagem da dança

Processo: 20/09277-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Juliana Martins Rodrigues de Moraes
Beneficiário:Maria Isabel Torres dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Balé   Ensino e aprendizagem   Conceitos matemáticos   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Arte | Balé | dança | ensino | Matemática | Ensino-aprendizagem balé e matemática

Resumo

Esta pesquisa busca averiguar se a interdisciplinaridade entre conceitos matemáticos e o balé clássico pode acarretar num ensino profícuo. O estudo procura uma ponte de transmissão entre um conceito e outro. A proposta é analisar como se dá o desenvolvimento de aulas de balé que propiciem, aos alunos envolvidos, atividades de criações coreográficas que exijam a elaboração de coordenadas dos movimentos através dos símbolos matemáticos, dentre eles, as análises combinatórias, as geometrias platônicas e as probabilidades. A verificação dos resultados acontecerá através de questionários que permitam observar a interação e a autorreflexão do estudante acerca da técnica aplicada. Assim, o projeto buscará responder se a técnica interdisciplinar pode auxiliar na aprendizagem do balé e da matemática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)