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O legado crítico do serviço social no Uruguai: tendências atuais

Processo: 19/10340-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Fundamentos do Serviço Social
Pesquisador responsável:José Fernando Siqueira da Silva
Beneficiário:José Fernando Siqueira da Silva
Pesquisador Anfitrião: José Pablo Bentura
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de la República (UDELAR), Uruguai  
Assunto(s):Crítica   Tendências   Uruguai
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:critica | serviço social | Tendências teóricas | Tendências teóricas

Resumo

O plano de estudo em questão sintetiza os elementos centrais que orientarão os estudos do estágio pós-doutoral do proponente, durante o ano de 2020, no "Departamento de Trabajo Social de La Facultad de Ciencias Sociales de La Universidad de La República" (UDELAR - Uruguai), sob a supervisão do professor Dr. Pablo Bentura. O estudo se propõe a debater as tendências teóricas do Trabalho Social neste país relacionadas com o que vem sendo denominado na América Latina - a partir do legado mais progressista do processo de reconceituação - como "Serviço Social Crítico", suas diversas denominações e parâmetros analíticos. O que pode ser caracterizado como "Serviço Social Crítico" nas condições do Uruguai a partir dos anos 2000? Há relação disto com o rico e contraditório Movimento de Reconceituação vivenciado, de diversas formas, em diferentes historicidades (1965/1975 - não exatamente - NETTO, 1991), em grande parte do continente latino-americano? A proposta contará com três procedimentos essenciais detalhados neste plano: a) leitura de obras maestras vinculadas a quadros considerados críticos no Serviço Social uruguaio; b) vivencia e imersão, por 11 meses, na realidade acadêmica deste país, considerando atividades de estudo, de pesquisa, de ensino e de extensão; c) e procedimentos sistemáticos de debate, registro e análise das informações, a partir da vivência no próprio país. (AU)

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