Perspectivas Teóricas do Serviço Social na América Latina: Tendências Atuais
Serviço Social e América Latina: tendências teóricas atuais.
Serviço social, fundamentos e tendências teóricas: contribuições ao debate latino-...
Processo: | 19/10340-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2020 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2020 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Fundamentos do Serviço Social |
Pesquisador responsável: | José Fernando Siqueira da Silva |
Beneficiário: | José Fernando Siqueira da Silva |
Pesquisador Anfitrião: | José Pablo Bentura |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Universidad de la República (UDELAR), Uruguai |
Assunto(s): | Crítica Tendências Uruguai |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | critica | serviço social | Tendências teóricas | Tendências teóricas |
Resumo O plano de estudo em questão sintetiza os elementos centrais que orientarão os estudos do estágio pós-doutoral do proponente, durante o ano de 2020, no "Departamento de Trabajo Social de La Facultad de Ciencias Sociales de La Universidad de La República" (UDELAR - Uruguai), sob a supervisão do professor Dr. Pablo Bentura. O estudo se propõe a debater as tendências teóricas do Trabalho Social neste país relacionadas com o que vem sendo denominado na América Latina - a partir do legado mais progressista do processo de reconceituação - como "Serviço Social Crítico", suas diversas denominações e parâmetros analíticos. O que pode ser caracterizado como "Serviço Social Crítico" nas condições do Uruguai a partir dos anos 2000? Há relação disto com o rico e contraditório Movimento de Reconceituação vivenciado, de diversas formas, em diferentes historicidades (1965/1975 - não exatamente - NETTO, 1991), em grande parte do continente latino-americano? A proposta contará com três procedimentos essenciais detalhados neste plano: a) leitura de obras maestras vinculadas a quadros considerados críticos no Serviço Social uruguaio; b) vivencia e imersão, por 11 meses, na realidade acadêmica deste país, considerando atividades de estudo, de pesquisa, de ensino e de extensão; c) e procedimentos sistemáticos de debate, registro e análise das informações, a partir da vivência no próprio país. (AU) | |
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