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Testagem adaptativa computadorizada dos interesses profissionais no modelo RIASEC: construção do TIPA

Processo: 20/04064-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Gustavo Henrique Martins
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação vocacional   Avaliação psicológica   Psicometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Orientação Profissional | personalidade vocacional | Psicometria | testagem adaptativa informatizada | Orientação Profissional

Resumo

Os interesses profissionais no modelo RIASEC são comumente pesquisados e utilizados na prática de orientação profissional. Entretanto, a avaliação deste construto no Brasil ocorre no formato tradicional. Há também o formato de Testagem Adaptativa Computadorizada (CAT), no qual é escolhido o conjunto de itens que avaliam com maior precisão o nível do traço latente do respondente, sem a necessidade de responder a todos os itens do instrumento. Sendo assim, o objetivo deste projeto é construir e buscar evidências de validade baseadas no conteúdo, na estrutura interna e na relação com outras variáveis para o Teste de Interesses Profissionais Adaptativo (TIPA), que visa avaliar o RIASEC no formato CAT. O projeto foi organizado em três Estudos. No estudo 1 serão construídos 600 itens para o TIPA, sendo estes avaliados por cinco juízes e depois por um grupo focal. Além disso, 500 pessoas (250 estudantes do Ensino Médio e 250 universitários) também deverão responder o TIPA, a fim de obter o conjunto final de 300 itens. O estudo 2 contará com 1000 participantes (500 estudantes do Ensino Médio e 500 adultos), os quais responderão o TIPA no formato tradicional, a fim de realizar análises de invariância entre homens e mulheres e entre adolescentes e adultos. O estudo 3 terá o objetivo de testar o formato CAT do TIPA. Para isso, os itens do TIPA serão calibrados por TRI (dois parâmetros) para aplicação em CAT. Feito isso, o TIPA será respondido por um novo grupo focal para avaliar a viabilidade de responder o instrumento neste formato. Por fim, 300 alunos do ensino médio responderão o TIPA e o Big Five Inventory - 2, e 300 adultos responderão o TIPA, Self-Directed Search, Career Satisfaction Scale e Brief Job Satisfaction. As análises serão feitas nos programas SPSS 25, MPlus 7.11 e R 3.5.3. (AU)

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