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Coleta, tratamento e análise das interações discursivas em contextos de formação de professores e de sala de ciências de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo

Processo: 20/11024-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Daniela Lopes Scarpa
Beneficiário:Carolina Moraes Martins de Barros
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/16102-3 - Múltiplos contextos de aprendizagem docente na reforma curricular de São Paulo: contribuições para a formação de professores de ciências, AP.R
Assunto(s):Ensino de ciências   Formação de professores   Literacia científica   Currículo   Coleta de dados   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | Currículo de Ciências | ensino de ciencias | Ensino por Investigação | formação de professores | Formação de professores

Resumo

O currículo escolar assume papel de documento prescritivo dos conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula. Entretanto, sua aplicação não ocorre de maneira linear e direta, uma vez que se trata de um documento com dimensões a serem exploradas, cabendo ao professor interpretar o que está previsto para reformular e colocar em prática de maneira contextualizada. Dessa forma, a sala de aula constitui um ambiente de formação docente à medida em que permite ao professor integrar em sua prática os conhecimentos acerca do conteúdo curricular, das disciplinas científicas e os conhecimentos pedagógicos. Ao assumir essa perspectiva de que o professor exerce certa autonomia frente ao currículo, torna-se interessante investigar a forma que essa transformação entre os níveis curriculares se dá em sala de aula, a partir das interações discursivas entre os participantes. Atualmente, está em curso a implementação do novo currículo da cidade de São Paulo, constituindo-se como um momento propício para obtenção de dados ricos para a pesquisa em ensino de ciências. Este momento está sendo investigado no projeto "Múltiplos contextos de aprendizagem docente na reforma curricular de São Paulo: contribuições para a formação de professores de ciências" (Processo FAPESP 2019/16102-3). A presente proposta de bolsa TT3 pretende contribuir com esse projeto na coleta, tratamento e análise de dados. A bolsista irá auxiliar a pesquisadora principal e pesquisadores associados a coletarem dados em situações de formação de professores e de salas de aulas de ciências; irá realizar a organização e tratamento desses dados em softwares específicos e irá auxiliar nas análises preliminares. Assim, o objetivo desse projeto é contribuir com a coleta, tratamento e análise de dados em forma de áudio e vídeo das interações entre formadores de professores e professores em situações de formação de professores, e entre professores e alunos em aulas de ciências de escolas municipais de São Paulo, contribuindo também com a formação de um profissional graduado que busque se aprofundar em metodologia da linha de pesquisa de ensino de ciências. Como jornalista, a candidata poderá contribuir com formas de organização de dados de interações discursivas, uso de software específico e divulgação do projeto.

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