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Desenvolvimento de inspeção baseada em risco de obras de arte especiais com suporte de processos digitais

Processo: 20/02350-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Ruan Richelly Santos
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/15206-5 - Desenvolvimento de inspeção baseada em risco de obras de arte especiais com suporte de processos digitais, BE.EP.DR
Assunto(s):Confiabilidade estrutural   Análise de risco   Novas tecnologias   Big data   Tempo-real   Obra de arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Risco | big data | Confiabilidade Estrutural | Gêmeos Digitais | Inspeção de Estruturas | Grandes Estruturas

Resumo

Obras de arte especiais consistem em parte fundamental da infraestrutura de transporte, formando ligações essenciais que contribuem de maneira significativa para a economia e bem-estar social. Estas estruturas, sejam ferroviárias ou rodoviárias, estão sujeitas a danos causados por sua utilização ao longo do tempo, principalmente em função de processos de deterioração dos materiais e por efeitos de carregamentos externos. Nesse contexto, a inspeção programada desses sistemas é fundamental para garantir condições adequadas de serviço e segurança. De maneira geral, as inspeções são realizadas em intervalos pré-definidos sem a consideração das condições da estrutura. Assim, a aplicação de uma metodologia de inspeção que considera as características e a deterioração das obras de artes especiais garante maior segurança e confiabilidade ao sistema, além de otimizar recursos para inspeção destas construções. Tal método pode ser alcançado a partir da aplicação da teoria de confiabilidade e de uma metodologia de inspeção baseada no risco, a qual requer procedimentos computacionais eficientes e o tratamento de uma grande quantidade de dados provenientes da inspeção dos sistemas estruturais. A adoção de novas tecnologias, como os gêmeos digitais preditivos e técnicas de reconhecimento de tendências e padrões de comportamento de big data se apresentam na atualidade como ferramentas muito eficientes na realização das análises de risco. Diante desta motivação, esse projeto propõe o desenvolvimento de uma metodologia de inspeção baseada em risco, com auxílio das novas tecnologias digitais, a fim de avaliar as condições de segurança e serviço da estrutura em tempo real. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUAN RICHELLY SANTOS; HERMES CARVALHO; RODRIGO FELIPE SANTOS; TÚLIO NOGUEIRA BITTENCOURT; RODRIGO BARRETO CALDAS. Estudo comparativo de soluções para vigas mistas empregas em obras de arte especiais ferroviárias. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 17, n. 3, . (20/02350-2)
GAMINO, ANDRE LUIS; DO AMARAL, MARCEL ALMEIDA; SANTOS, RUAN RICHELLY; MENEZES, GABRIELA VIEIRA; BITTENCOURT, TULIO NOGUEIRA; FUTAI, MARCOS MASSAO. Soil-Structure Interaction Approach of a Timber-Concrete Composite Pedestrian Bridge. PRACTICE PERIODICAL ON STRUCTURAL DESIGN AND CONSTRUCTION, v. 28, n. 3, p. 12-pg., . (20/02350-2)