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Associação entre jogos digitais e impulsividade: uma revisão sistemática

Processo: 20/12313-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:André Luiz Monezi Andrade
Beneficiário:Fernanda Beatriz Hodar Lobato
Instituição Sede: Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Jogos de computador   Transtorno de adição à internet   Comportamento impulsivo   Intervenção psicológica   Bases de dados científicos   Revisão sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | impulsividade | Videogame | Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano

Resumo

A popularidade dos videogames, favorecida pelos avanços tecnológicos, propiciou o interesse por compreender os aspectos relacionados ao uso excessivo. Isto tornou a pesquisa a respeito de jogos digitais um campo em ascensão, apresentado como "transtorno do jogo pela internet" no DSM-5, como "condições para estudos posteriores". Embora haja inúmeros estudos que abordem a associação entre a exposição a jogos digitais e variáveis como a agressividade, ou demais comorbidades, a impulsividade permanece um campo recente de estudo, ainda que seja considerada um elemento chave para a compreensão das demais psicopatologias. Estudos demonstraram que diferentes tipos de impulsividade estão relacionados a outras patologias, tornando-se necessário observar como ela ocorre enquanto parte do processo psicológico relacionado aos jogos digitais. Objetivos: Investigar as variáveis em uma possível associação entre a impulsividade e a dependência de videogames, enquanto compara características sociodemográficas e analisa as circunstâncias dessa relação. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, cuja estratégia de pergunta de pesquisa será desenvolvida por meio do modelo PICOS. A revisão será registrada no PROSPERO e realizada nas bases de dado: BVS, Ebsco (CINAHL), PubMed, PsycNET, Scopus e Web of Science, com artigos em Português, Inglês e Espanhol. Os artigos serão analisados no software Rayyan QCR, utilizando o acrônimo PRISMA. Resultados Esperados: Identificar uma associação entre as variáveis estudadas na população, com concomitante influência entre elas. Também se espera verificar que a dependência de videogame é um fator preditivo para a impulsividade. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE; FERNANDA BEATRIZ HODAR LOBATO; NAOMI STANGE; ADRIANA SCATENA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; HYOUN S. KIM; FERNANDA MACHADO LOPES. Associação entre transtornos por jogos eletrônicos e impulsividade: uma revisão sistemática. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 41, . (20/12313-7)