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Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão

Processo: 21/02296-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Acordo de Cooperação: EU-CELAC IG (ex-ERA.Net - LAC)
Pesquisador responsável:Ismar Frango Silveira
Beneficiário:Anna de Souza Cruz Ravaglio
Instituição Sede: Faculdade de Computação e Informática (FCI). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/04085-4 - Ecossistema inteligente para aprendizagem e inclusão, AP.R
Assunto(s):Educação inclusiva   Inclusão social   Acesso à educação   Plataformas de ensino e aprendizagem   Tecnologias da informação e comunicação   Acesso livre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes de Aprendizagem | Ecossistema Inteligente | Inclusão | Novas pedagogias | Informática na Educação

Resumo

O objetivo geral do projeto SELI é desenvolver e implementar um conjunto de ferramentas de acesso livre baseadas em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) - ferramentas e ambientes que incentive a digitalização do ecossistema de aprendizagem, revitalizando a educação e melhorando a inclusão e a acessibilidade nas regiões da Europa e dos países da América Latina e Caribe. Após uma abordagem de capacitação sustentável, o objetivo específico do projeto é usar o conhecimento especializado do consórcio para (1) identificar os desafios na utilização das TIC como ferramenta de aprendizagem e inclusão (2) iniciar um amplo diálogo com as partes interessadas e consultas para examinar possíveis soluções educacionais, técnicas e de negócios para os desafios, (3) implementar transferência de conhecimento das soluções identificadas por uma abordagem de "ensinar os professores" e, por fim, (4) conduzir testes de validação com professores treinados que aplicarão seus conhecimentos para ensinar grupos desfavorecidos, como migrantes, idosos, deficientes físicos e surdos-mudos, a fim de aumentar sua inclusão na sociedade. Os resultados esperados abrangem (a) uma plataforma digital que forneça acesso a dados científicos, educativos e materiais multimídia para a aprendizagem, afim de apoiar a acessibilidade digital, e inclusão digital, (b) a capacidade aperfeiçoada de educadores fazendo uso de ambientes digitais de aprendizagem para apoiar a inclusão, (c) um catálogo das melhores práticas em diretrizes para maior acessibilidade de pessoas com dificuldades em adquirir habilidades em TIC. (AU)

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