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A requalificação do sentido pessoal atribuído à atividade docente em contexto de pandemia e suas implicações

Processo: 21/02491-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Vítor de Lima Fantin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia cultural-histórica   Professores   Trabalho docente   Condições de trabalho   Sentido pessoal   Ensino remoto   Ensino fundamental   Pedagogia histórico-crítica   Pandemias   COVID-19   SARS-CoV-2
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Pedagógica | Ensino Remoto | Pandemia | psicologia escolar | Psicologia Histórico-Cultural | Sentido pessoal | Psicologia histórico-cultural

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade docente por professores do ensino fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo durante as medidas emergenciais e remotas da pandemia de COVID-19, descrevendo e analisando sua prática nesse período. Nesse contexto, conforme apontam as pesquisas exploratórias já desenvolvidas sobre o assunto, o trabalho pedagógico está em condições que descaracterizam sua prática, trazendo sofrimento psicológico a docentes e discentes. Partindo do aporte teórico da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica, a categoria sentido pessoal foi eleita, enquanto produto da atividade e, ao mesmo tempo, elemento que a transforma, tendo forte conexão com os motivos dessa atividade e os componentes afetivos que dela são resultantes. Com relação à metodologia, pretende-se aplicar um questionário para mapear as condições de trabalho docente nesse período, bem como uma entrevista semiestruturada para compreensão do sentido pessoal e suas modificações. A análise do questionário será feita de forma quantitativa baseada na estatística descritiva, enquanto que as entrevistas serão analisadas mediante núcleos de significação. Para complementar os dados, serão analisados os conteúdos de documentos indicados pelos professores como elementos orientadores da sua prática nesse período. Por último, destaca-se que esta pesquisa de iniciação científica é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado "Psicologia, educação e trabalho remoto no contexto da pandemia: políticas públicas, práticas sociais e resistência" que está sendo realizado pelos membros do GT 59 (Psicologia e políticas públicas) da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). (AU)

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