Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção coletiva de guia didático para uso de áreas verdes urbanas próximas a escolas municipais de Ensino Fundamental I (Ilha Solteira, SP)

Processo: 21/05425-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carolina Buso Dornfeld
Beneficiário:Clara Campos Beltrame
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Educação escolar básica   Ensino fundamental   Áreas verdes   Guias   Praças   Análise de texto   Ilha Solteira (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Educação Básica | Flora e Fauna Urbana | material educativo | praças | Educação Ambiental

Resumo

Com o crescente aumento da população, os centros das cidades se expandem e os verdes ficam espalhados em pequenas áreas, como nas chamadas Áreas Verdes Urbanas. Próximas às escolas, tais áreas podem proporcionar efetiva Educação Ambiental, em moldes não-formal, possibilitando o processo de conscientização em diversos níveis. Esse projeto tem como objetivo geral construir de forma coletiva um Guia Didático referente a duas Áreas Verdes Urbanas localizadas nas proximidades de duas escolas municipais situadas no município de Ilha Solteira (SP). Serão realizados levantamentos das espécies de fauna e flora de cada Área Verde Urbana, com auxílio de guias e professores especialistas para identificação, assim como de registros fotográficos (que irão compor o Guia Didático). Além disso, serão realizadas quatro reuniões via Google Meet com as professoras de Educação Ambiental com horários e dias a combinar para construção coletiva do Guia Didático, pensando nos pontos: apresentação e explanação, elaboração da sequência para o Guia Didático, pensar o material e apresentar a proposta do Guia Didático e as reuniões serão analisadas através da Análise Textual Discursiva. Pretende-se, ao final, colaborar com as professoras do Ensino Fundamental I no processo e prática de EA com um material didático acerca dos locais em questão, podendo ser usado posteriormente em outros meios de distribuição, além de contribuir para o levantamento de dados sobre fauna e flora da região e programas no/do município. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)