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Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM): padronização e normatização

Processo: 19/14466-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosemeire de Araújo Rangni
Beneficiário:Fabiana Oliveira Koga
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Programas de rastreamento   Protocolos   Aptidão   Identificação   Música   Educação especial   Ensino fundamental   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identificacao | Protocolo para screening de habilidades musicais (PSHM) | Talento Musical | Educação especial

Resumo

O talento musical requer identificação e atenção educacional especializada como está previsto na legislação brasileira. Diante do exposto, questiona-se: é possível normatizar e padronizar o protocolo para screening de habilidades musicais para ser utilizado como instrumento de rastreio para identificação de estudantes com indicadores de talento musical do Ensino Fundamental, anos iniciais, em escolas da Rede de Ensino Básico do Estado de São Paulo? Sendo assim, o objetivo geral é normatizar e padronizar o protocolo para screening de habilidades musicais, em escolas de Ensino Fundamental, anos iniciais, no Estado de São Paulo. Como objetivos específicos, adequar os itens do protocolo para screening de habilidades musicais, com a finalidade de refiná-los para identificar casos iniciais de talento musical no Ensino Fundamental, anos iniciais, e testar a usabilidade do instrumento por aplicadores (professores regentes de sala) sem e com formação musical. Trata-se de uma pesquisa exploratória que normatizará e padronizará o protocolo e pareará os resultados aos de testes validados como o Intermediate Measure Music Audiation e Primary Measure Music Audiation, em primeira etapa, para averiguar a fidedignidade dos resultados do protocolo. A pesquisa será realizada em oito (08) escolas do Estado de São Paulo, selecionadas por regiões, dentre elas públicas e privadas, com estimativa de 600 estudantes participantes. A partir dos resultados, vislumbra-se a normatização e padronização do protocolo para que tenha usabilidade nas escolas, ampliando a divulgação entre os sistemas escolares sobre a importância do rastreamento do talento musical. (AU)

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