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Uma plataforma orientada a serviços para o desenvolvimento de jogos comportamentais

Processo: 21/03056-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Anderson Belgamo
Beneficiário:Yasmin Carolina Carneiro
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Piracicaba. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Plataforma (computação)   Jogos educativos   Relações interpessoais   Currículos e programas   Análise do comportamento   Metodologia e técnicas de computação   Teoria dos jogos   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Jogos comportamentais | sofware como serviço | Engenharia de Software

Resumo

O uso de software para aplicação na análise do comportamento vem sendo uma realidade nos dias atuais devido à facilidade de uso, coleta e armazenamento dos resultados obtidos em estudos experimentais. Nesse sentido, a literatura apresenta diversos softwares desenvolvidos para diferentes propósitos de estudos. Muitos desses softwares são desenvolvidos para execução em ambientes desktop e web, sendo que, para dispositivos móveis, o número é bem reduzido. Os softwares existentes para experimentos comportamentais são desenvolvidos de forma isolada, com grande dificuldade de customização e sem a possibilidade de integração entre os mesmos. Nesse sentido, esse projeto de iniciação científica tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que concentre jogos associados à Teoria dos Jogos. Para a realização da integração dos jogos à plataforma a ser desenvolvida, pretende usar uma arquitetura orientada à serviços disponibilizando API REST para o desenvolvimento e integração de novos ou existentes softwares à plataforma. Pretende-se, ao final desse projeto, disponibilizar uma plataforma orientada à serviços que permita a pesquisadores realizarem experimentos associados à análise do comportamento. Além disso, os jogos integrados à plataforma poderão ser utilizados para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, por exemplo, em crianças e jovens de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO, YASMIN CAROLINA; CARPANEZI DOS SANTOS, JOAO PEDRO; BELGAMO, ANDERSON; FERREIRA, ANDRE LUIZ; FALEIROS, PEDRO BORDINI; IEEE. A Hybrid Application for Prisoner's Dilemma Game. 2022 XVII LATIN AMERICAN CONFERENCE ON LEARNING TECHNOLOGIES (LACLO 2022), v. N/A, p. 8-pg., . (21/03056-3)