Busca avançada
Ano de início
Entree

Ética na pesquisa em Educação em Ciências: análise da política editorial de periódicos nacionais

Processo: 20/16504-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Leandro Londero da Silva
Beneficiário:Larissa Zubioli Lelis Vilela
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Política editorial   Ensino de ciências   Ética   Periódicos   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em ciências | Ética | Periódicos Nacionais | Política editorial | Ensino de Ciências

Resumo

Questões relacionadas aos princípios éticos, envolvidos no desenvolvimento de pesquisas e na elaboração e submissão de artigos para revistas, preocupam cada vez mais pesquisadores, editores de periódicos e agências de fomento. Partimos da constatação da ausência de um estudo que investigue a política editorial de periódicos nacionais indexados da área de Educação em Ciências no que diz respeito as questões de ética. Procuramos resposta para as seguintes questões: 1) Qual é a política editorial dos periódicos referente as diretrizes de boas práticas para a conduta ética e para as más condutas científicas? 2) Como as revistas inseriram as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, contidas na Resolução no 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, em suas políticas editoriais? 3) As revistas científicas indexadas da área de Educação em Ciências publicam artigos com resultados de pesquisas que não incluem, na sua execução, o consentimento informado ou não foram analisadas e aprovadas por comitês de ética institucionais? 4) Quais são as diferenças nas políticas das revistas em relação ao extrato em que pertencem no Qualis Capes? Para tanto, realizaremos uma revisão de literatura em periódicos da área de Educação em Ciências e em atas de congressos para identificarmos os estudos já publicados que versam sobre a temática em questão. Em continuidade, realizaremos a leitura dos estudos identificados e dos textos do referencial teórico e analítico que sustentam nossa investigação. Após, elaboraremos critérios para a seleção dos periódicos a serem analisados. A princípio, julgamos ser apropriado analisarmos periódicos indexados e classificados no Qualis CAPES. A seguir, construiremos quadros e tabelas para registro de dados/informações coletadas (nome da revista, endereço eletrônico, ISSN, instituição a qual pertence, indexadores, editor, política editorial, normas e leis e resoluções mencionadas). Em seguida, mapearemos e registraremos as políticas por meio do acesso aos sítios eletrônicos dos periódicos com a leitura cuidadosa de cada uma delas. Em relação aos preceitos éticos contidos nas diretrizes aos autores, as políticas editoriais serão classificadas tomando por base o procedimento desenvolvido por Amdur e Biddle (1997) e, posteriormente, adaptado por Sardenberg et al. (1999). Utilizaremos também as categorias propostas por Sardenberg et al. (1999) que dizem respeito as maneiras como os aspectos éticos dos artigos devem ser informadas aos editores. Ao final, sintetizaremos as respostas encontradas, as conclusões, avanços e lacunas existentes nas políticas editoriais e apontamentos das implicações para as políticas editoriais de periódicos de Educação em Ciências. Finalizaremos com a elaboração da redação final e do relatório de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)