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Representação da infância e da criança pobre em Os miseráveis (1962), de Victor Hugo e Oliver Twist (1938), de Charles Dickens

Processo: 21/05765-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Daniela Mantarro Callipo
Beneficiário:Mariele Brollo Cavalcante
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Infância   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Charles Dickens | Infancia | Les Misérables | Literatura Comparada | Oliver Twist | Victor Hugo | Romance Século XIX

Resumo

A representação social da criança através dos tempos foi e é uma preocupação de diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, sociologia e antropologia. Porém, a literatura também, como veículo de denúncias sociais, discorreu sobre a infância em diversos momentos históricos. O presente projeto objetivo analisar qual era a forma de representação da infância e da criança pobre nos romances Oliver Twist (1838) de Charles Dickens e Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo, comparando os aspectos semelhantes e diferentes na construção das personagens Cosette e Gavroche de Hugo e Nancy e Oliver de Dickens. Espera-se, com isso, compreender as principais diferenças entre as crianças, de acordo com o seu sexo, e como seu contexto familiar pode influenciar na formação das mesmas. Para isso, uma leitura das obras será necessária, assim como a análise de textos acadêmicos e teóricos sobre as obras e concernente à literatura comparada.(AU)

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