Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento ao desgaste de liga Al-Fe-Cr-Ti produzida por manufatura aditiva

Processo: 21/10440-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Angelo Fernandes Andreoli
Beneficiário:Diogo de Campos Fernandes
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/27031-4 - Influência de parâmetros de processo nas características metalúrgicas de peças fabricadas por manufatura aditiva, AP.JP
Assunto(s):Impressão tridimensional   Ligas de alumínio   Resistência mecânica   Microscopia confocal   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento ao desgaste | Ligas de alumínio | Manufatura Aditiva | Quasicristais | Manufatura aditiva de metais

Resumo

Ligas a base de Al formadoras de fase quasicristalinas (QC) possuem uma elevada resistência mecânica e ao desgaste em combinação com baixo coeficiente de atrito. Essas propriedades às tornam promissoras para aplicações em peças de motores automotivos e aeronáuticos. Para a formação da fase QC, altas taxas de resfriamento são requeridas, por isso, é comum a obtenção de ligas formadoras defases QC apenas na forma de pó ou fita. Peças de motores geralmente apresentam geometrias complexas, sendo fabricadas através de processos de fundição e/ou usinagem, limitando as possibilidades de design da peça. Recentemente descobriu se que as ligas QC são processadas com sucesso pela manufatura aditiva (MA). Por esta rota, além da peça ser submetida a altas taxas de resfriamento, ela é construída camada por camada, permitindo a produção de peças com geometrias complexas. Nenhum estudo foi realizado para quantificar o desgaste ou mesmo identificar os mecanismos de desgaste que podem atuar na liga reciclada quasicristalina Al-Fe-Cr-Ti processada pela MA. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo quantificar o desgaste e investigar e compreender os mecanismos que atuam para o desgaste da liga reciclada quasicristalinaAl95Fe2Cr2Ti1 produzida por MA em diferentes direções de construção. Serão realizados ensaios de desgaste do tipo pino-sobre-placa em amostras fabricadas por fusão seletiva a laser (FSL) em duas direções de construção (0° e 90°). Será quantificado o desgaste sofrido pelas amostras através da variação de massa e volume e identificado os mecanismos de desgaste atuantes através de análises das superfícies das amostras e dos pinos, assim como os detritos. Para isso, serão utilizadas microscopia confocal (MC) e eletrônica de varredura (MEV). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)