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Estudo da experiência de pacientes, familiares, colaboradores e voluntários em ações de humanização durante o enfrentamento da pandemia de SARS-COV2 no HCFMUSP

Processo: 21/08290-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Izabel Cristina Rios
Beneficiário:Paula Souza Ramalho
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoal de saúde   Hospitais universitários   Enfrentamento   Pandemias   COVID-19   Percepção social   Humanização da assistência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acolhimento | Covid-19 | Humanização da assistência hospitalar | Pandemia | Pesquisa Qualitativa | Satisfação de usuários | Humanização e Humanidades em Saúde

Resumo

Em março de 2020, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mobilizou todo seu Complexo e diversas áreas administrativas para o enfrentamento da pandemia de SARS-COV2. Entre essas áreas, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização da Diretoria Clínica do hospital elaborou um plano de ações programáticas de humanização, envolvendo colaboradores, alunos e voluntários. As principais ações de humanização desenvolvidas para pacientes com COVID-19 e colaboradores de linha de frente foram: visita virtual entre pacientes e seus familiares, acolhimento às famílias de pacientes que foram a óbito, rodas de conversa de apoio psicossocial para as equipes de enfermagem das UTIs e atividades físicas para colaboradores de linha de frente. Neste projeto de pesquisa, objetiva-se estudar percepções das pessoas que foram atendidas ou que atuaram nessas ações de humanização. Desenhou-se um estudo do tipo métodos mistos. Na abordagem 2 - qualitativa, investigar-se-á a experiência subjetiva e as impressões de 102 colaboradores e voluntários que realizaram as ações. Serão feitas entrevistas por videoconferência seguindo roteiro de perguntas abertas. Os dados empíricos serão analisados com técnica de análise de conteúdo e análise temática de pesquisa qualitativa. Na abordagem quantitativa, investigar-se-á a opinião de 350 pacientes, familiares e colaboradores atendidos, quanto à satisfação com as ações de humanização. Serão feitas entrevistas por telefone, seguindo questionário estruturado com respostas em escala likert e uma pergunta aberta. Os dados coletados serão analisados quanto à frequência relativa de satisfação e insatisfação a cada item. Para o teste de comparações entre variáveis categóricas, serão utilizados os testes estatísticos do qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher ao nível de significância de 0,05. As respostas discursivas serão analisadas conforme proposto para os dados qualitativos. Espera-se com este estudo aprofundar a avaliação das ações de humanização empreendidas durante o enfrentamento à pandemia, contribuindo para a memória e o aprendizado da instituição em tempos tão singulares. (AU)

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