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Comparação entre os métodos D2R e simulação no aprendizado de cinética enzimática

Processo: 21/04004-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Thomaz Augusto Alves da Rocha e Silva
Beneficiário:Marco Augusto Sperandeo Liguori
Instituição Sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica   Cinética enzimática   Simulação   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioquímica | D2R | Métodos Ativos | Simulação | Ensino em Saúde

Resumo

Os métodos ativos de ensino têm ganhado grande popularidade no meio acadêmico nos últimos anos. Sua utilização é uma resposta direta às barreiras encontradas pelo ensino tradicional, visando um ensino mais eficiente na formação de profissionais melhores capacitados e engajados. Para isso, as novas metodologias buscam melhorar a profundidade do conhecimento e sua retenção a longo prazo ao envolver o aluno no processo de aprendizado. Dentre os métodos ativos temos o D2R , que é uma abreviação para a recentemente descrita metodologia de Desafio, Discussão e Resposta, e a Simulação consiste em reproduzir em um modelo as características necessárias para compreensão ou treinamento. Desta forma, esta pesquisa visa comparar métodos de ensino D2R e simulação para uma aula de cinética enzimática. Serão incluídos 60 alunos, randomizados em dois grupos: um grupo controle, que terão aula pela metodologia D2R já utilizada; e um grupo de intervenção, o qual realizará a simulação. Ambas as aulas serão ministradas pelo mesmo professor. Os alunos de ambos os grupos terão acesso ao mesmo material pré aula e farão um teste de checagem. Serão medidos o tempo total de cada aula e número de indagações feitas pelos alunos para retirada de dúvidas. Além disso, as aulas serão avaliadas qualitativamente por um teste de percepção sobre o aprendizado e o método empregado. Quinze dias após as aulas, os alunos farão um teste de questões objetivas com nota de 0 a 10, preparado por outro(a) professor(a), sem conhecimento prévio pelo professor que ministrou as aulas. Os resultados do teste de checagem e pós aula serão apresentados sob a forma de estatística descritiva e analítica, enquanto a percepção será apresentada na forma de gráficos de barras, gráficos de setores e listagem de impressões pessoais.(AU)

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