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Marx: da atividade sensível ao trabalho assalariado

Processo: 21/00296-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Luiz Damon Santos Moutinho
Beneficiário:Bruno Fernandes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dialética   História   Trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dialética | história | Marx | trabalho | Ética e Filosofia Política

Resumo

Nos Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, Marx examina três aspectos do trabalho estranhado, o ato do estranhamento (Entfremdung) da atividade humana prática. O primeiro deles é a objetivação (Vergegenständlichung), a relação hostil do trabalhador com os produtos do seu trabalho. O segundo é o estranhamento-de-si (Selbstentfremdung), a relação do trabalhador com a sua própria atividade estranha. Por fim, como consequência, o estranhamento do homem do seu ser genérico (Gattungswesen), da relação com seus semelhantes. Com isso, trata-se de mostrar que quando o trabalhador é subjugado pelo poder dos objetos que ele próprio criou, quando sua atividade lhe é impelida como miserável e impotente, pertencente a um outro, ele perde o sentido social da sua ação e corrompe a sua qualidade de ser genérico, pois a razão da sua atividade vital se inverte, tornando-se mero meio para a sua existência particular. Aqui, o estranhamento se sustenta em oposição a uma vida genérica fora da história ou à margem da existência. No entanto, o que aconteceria caso essa atividade fosse posta no interior de uma história social de produção? Ora, a concepção de trabalho se transformaria completamente. É o que encontramos na obra maior de Marx. Em O capital, de 1867, o trabalho é visto como a utilização da força de trabalho, esta última definida como conjunto das capacidades físicas e mentais existentes na corporeidade (Leiblichkeit) de um homem e que é posta em movimento por ele. Esse conteúdo, a força de trabalho, produz valores de uso em todas as épocas, porém assume uma forma social específica em cada uma delas. No caso da sociedade capitalista, ela assume a forma de trabalho assalariado. Considerando a diferença entre essas duas concepções de trabalho, proponho investigar por que e como essa transformação ocorreu no pensamento de Marx.

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