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A satisfação e insatisfação acadêmica de estudantes da UNESP no contexto da pandemia de Covid-19

Processo: 21/06305-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Andreia Osti
Beneficiário:Bianca Lopes da Cunha Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Universidades   Satisfação   Estudantes universitários   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação acadêmica | bem-estar psicológico | desempenho acadêmico | Insatisfação | satisfação | Universidade | Educação

Resumo

A presente pesquisa se dedica a realizar uma investigação de caráter quantitativo sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior visando identificar quais fatores envolvem a satisfação ou insatisfação de estudantes com a vida acadêmica no contexto da pandemia de Covid-19. Essa temática surge em razão da pandemia de Covid-19 em 2020, que impactou toda a sociedade mundial e, em se tratando das universidades brasileiras, provocou a exigência de uma nova organização em termos de promover o ensino. Isso exigiu de alunos e professores aprender uma nova dinâmica de trabalho imposta pela exigência do distanciamento social e necessidade de isolamento. Serão participantes da pesquisa 300 estudantes da graduação das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. A coleta de dados limita-se aos estudantes da UNESP - campus de Rio Claro. Metodologicamente será aplicado um questionário via google forms composto por questões fechadas e uma questão aberta com suporte para resposta descritiva. A análise será feita por estatística descritiva. Objetiva-se identificar em qual grau o atual cenário de pandemia compromete a capacidade de engajamento dos estudantes em atividades de aprendizagem; analisar quais os sentimentos positivos e negativos dos alunos em relação a realização de atividades durante o ano letivo; verificar se há diferenças entre os estudantes em função da área do curso. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente educacional, auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes. (AU)

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