Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel da SUMOilação de receptores LXR na diferenciação de linfócitos T CD4

Processo: 20/16626-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira
Beneficiário:Juliana Edelvacy Lima Pinto
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Linfócitos T   Metabolismo   Sumoilação   Imunologia celular   Resposta inflamatória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Linfócitos T | Lxr | metabolismo | Polarização de células T | sumoilação | Imunologia Celular

Resumo

LXRs (do inglês, liver x receptors) são receptores nucleares, que atuam como sensores dos níveis de colesterol no corpo, desempenhando um papel essencial na regulação do metabolismo, transporte e efluxo de lipídeos. LXRs apresentam duas isoformas, LXRalfa and beta, sendo a expressão de LXR± primariamente no intestino, fígado e tecido adiposo, enquanto o LXRalfa é expresso em praticamente todos os tipos celulares. Em resposta à associação com um ligante, LXRs tornam-se ativos e translocam para o núcleo, onde associados com um receptor de retinódes X (RXR), atuam modulando a expressão de genes associados a regulação do metabolismo e efluxo de colesterol. Além de sua função na regulação da homeostase metabólica, LXRs também participam na regulação da resposta inflamatória, com um papel anti-inflamatório devido à sua capacidade de inibir a transcrição de NF-kB, isso ocorre por meio de um mecanismo denominado transrepressão, envolvendo a ligação com um peptídio chamado SUMO. Embora diversos trabalhos tenham descritos os efeitos benéficos da ativação de LXR para a regulação da resposta inflamatória, pouco se sabe sobre os efeitos da SUMOilação de LXRs na polarização de células T CD4. Resultados preliminares indicam um aumento na geração de células T regulatórias (Treg) quando cultivadas na presença dos agonistas, uma diminuição na diferenciação de células Treg e um aumento da frequência das células Th1 quando tratadas com os antagonistas de LXRs. Dessa forma, esse estudo está baseado na hipótese de a sumoilação dos LXR terá um padrão diferenciado em diferentes subtipos de células T CD4, modulando sua polarização e função. Temos como objetivo principal investigar como a modulação dos LXRs e sua SUMOilação altera a polarização de células T CD4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Juliana Edelvacy Lima. Estudo do papel de receptores LXR na diferenciação de linfócitos TCD4+ in-vitro e in-vivo. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.