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Uma experiência-modelo inglesa de reintegração e educação: o caso da prisão de Grendon

Processo: 21/14215-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Sergio Grossi
Supervisor: Caroline Lanskey
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/08257-7 - Em busca de legitimidade: a prisão em disputa entre crime organizado e as experiências-modelo, BP.PD
Assunto(s):Sociologia da violência e da criminalidade   Organizações criminosas   Pedagogia social   Escolaridade   Direito à educação   Preso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adult Education | Prison alternatives | Prison sociology | Reintegration | Restorative justice | Social Pedagogy | Sociologia da Violência

Resumo

As organizações criminosas representam uma das principais causas da violência homicida e um problema potencial para a jovem democracia brasileira. Essas organizações nascem nas prisões, onde também crescem e ganham força. Nesse contexto, observamos um aumento drástico do número de pessoas encarceradas, na maioria das vezes oriundas das camadas mais pobres da sociedade e das que possuem níveis de escolaridade mais baixos. Apesar das leis nacionais e internacionais prevendo a reintegração social e a educação das pessoas encarceradas, estamos diante de um fracasso desse objetivo, que contribui para a deslegitimação do Estado e para a legitimação das organizações criminosas. Através desta pesquisa, pretendo comparar diferentes modelos de experiências de educação e reintegração que possam disputar legitimidade com organizações criminosas, contribuindo para um maior respeito aos direitos humanos e uma maior inclusão das personas aprisionadas na sociedade. Durante o Estágio de Pesquisa no Exterior, a experiência do modelo inglês de Grendon, que inclui o Instituto de Criminologia de Cambridge entre os promotores de programas educacionais definidos como inovadores, será estudada em profundidade. As experiências de Grendon serão investigadas através da análise dos documentos produzidos, bem como da etnografia envolvendo um período prolongado de observação dos participantes e entrevistas abertas e semiestruturadas. Essas experiências serão posteriormente comparadas com outras experiências já estudadas na literatura, e em particular com as experiências-modelo em São Paulo e o treinamento fornecido pelo PCC a seus membros. Com este Estágio de Pesquisa no Exterior, pretendo analisar esse modelo de prisão com o apoio do Instituto de Criminologia de Cambridge e a supervisão do Dr. Lanskey. (AU)

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