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Análise do comportamento dos usuários em edifícios escolares naturalmente ventilados visando a otimização das condições de conforto térmico e qualidade do ar interno

Processo: 21/11903-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2022
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leticia de Oliveira Neves
Beneficiário:Leticia de Oliveira Neves
Anfitrião: Marcel Schweiker
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Uniklinik RWTH Aachen, Alemanha  
Assunto(s):Conforto térmico   Qualidade do ar interno   Ventilação natural

Resumo

As salas de aula de edifícios escolares frequentemente apresentam baixa qualidade do ar interno (QAI), especialmente se ventiladas naturalmente, já que, nestes casos, o desempenho térmico e a QAI estão diretamente relacionados ao comportamento do usuário em relação à operação de janelas e portas. Em vista disso, esforços de pesquisa têm sido direcionados à compreensão de que parâmetros são gatilhos para as ações dos usuários em relação à operação de janelas, apontando os parâmetros de conforto térmico como os principais, enquanto os parâmetros de QAI (concentração de CO2) permanecem em segundo plano. Desde março de 2020, a pandemia de COVID-19 não apenas renovou, mas também enfatizou o interesse e a urgência em investigar a QAI e as condições de conforto térmico em salas de aula. No entanto, a maioria das publicações analisa tais objetivos isoladamente. Diante desse cenário, o presente projeto visa preencher esta lacuna de pesquisa, no que se refere à necessidade de desenvolver um estudo abrangente da relação entre conforto térmico e QAI e sua associação com o comportamento do usuário, considerando uma interação simultânea de parâmetros. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo analisar potenciais conflitos entre conforto térmico e QAI, no que diz respeito aos gatilhos para acionamento manual de janelas e portas em salas de aula naturalmente ventiladas, bem como identificar situações ótimas de equilíbrio entre ambos. A abordagem metodológica inclui análise estatística, simulação de desempenho de edificações e otimização multiobjetivo. Requisitos de desempenho com base em um conjunto de regras/ diretrizes para a operação de janelas/ portas e em padrões de ocupação serão fornecidos, de forma a apoiar novas práticas de operação de edificações centradas no usuário. Dados de comportamento dos usuários extraídos de um estudo de campo anterior (monitoramento de salas de aula e questionários com usuários) serão utilizados para analisar se a resposta dos usuários aos estímulos térmicos pode vir a substituir normas sociais, como diretrizes para operação das janelas resultantes da atual pandemia. Os resultados também contribuirão para o debate relacionado à incerteza de como modelos teóricos de ocupação devem ser abordados no projeto de edifícios, para que possam melhor refletir a realidade.

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