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Expansão do ensino superior: trajetórias docentes e disputas na constituição do campus Guarulhos, UNIFESP (2012)

Processo: 21/14631-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Marcia Cristina Consolim
Beneficiário:Eduardo Vilela Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento intelectual   Ensino superior   Análise de correspondência   Análise de redes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciêncais Humanas | Corpo Docente | Ensino Superior | Expansão do Ensino Superior | Sociologia dos intelectuais | Unifesp | Sociologia dos Intelectuais

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar os condicionantes das tomadas de posição dos docentes do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) durante as manifestações e disputas do ano de 2012 quanto à localização geográfica do prédio universitário. Essa questão tornou-se central à época porque foi veículo de concepções acerca da função social da universidade e, em particular, do Campus diante da população do bairro dos Pimentas, bairro popular onde se localiza. Os embates envolvendo a localização do Campus Guarulhos estão conectados com as transformações do campo universitário no Brasil. A partir dos anos 2000 teve início um processo de reestruturação e expansão das universidades federais brasileiras (REUNI). O plano configurou uma expansão do corpo discente e docente do ensino superior brasileiro e abriu caminho para uma discussão do papel da universidade para além de suas lógicas internas tradicionais. Assim, o objeto desta pesquisa é investigar as tomadas de posição dos docentes que se manifestaram nesse processo e associar suas manifestações às respectivas trajetórias sociais e intelectuais, o que implica investigar suas propriedades socioeconômicas, intelectuais e profissionais, ou seja, a posição ocupada na universidade no referido ano letivo. Para isso, pretende-se elaborar um banco de dados com as propriedades dos agentes e proceder a uma Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e a uma Análise de Redes, de modo a determinar em que medida certos conjuntos de capitais simbólicos e materiais estão associados a certas tomadas de posição nesse momento.(AU)

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