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Estudo do escoamento de emulsões sobre diferentes tipos de revestimento (coating) em tubos

Processo: 21/14810-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Acordo de Cooperação: Equinor (antiga Statoil)
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Bannwart
Beneficiário:Rafaela Ferreira da Silva
Instituição Sede: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)
Vinculado ao auxílio:17/15736-3 - Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo, AP.PCPE
Assunto(s):Molhabilidade   Revestimentos   Escoamento   Tubos   Atrito   Inovações tecnológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:emulsão coating | molhabilidade | revestimento | Molhabilidade, Propriedades de interface, emulsões

Resumo

A presente proposta de pesquisa tem como objetivo estudar o escoamento de emulsões em tubos com diferentes revestimentos (coating). Serão avaliados o coeficiente de atrito da interface óleo/parede do tubo e resistência mecânica de degradação desse recobrimento. A resistência ao escoamento de fluidos é o resultado do atrito interno, interações intermoleculares no bulk do fluido, e do atrito externo na interface entre fluido e parede da tubulação. O recobrimento da superfície interna de tubulações das linhas de produção com materiais capazes de modificar a afinidade entre o óleo e a superfície podem promover a diminuição do coeficiente de atrito efetivo, promovendo um aumento da eficiência no transporte e, consequentemente, da produção dos fluidos do reservatório. Essa abordagem traz a possibilidade de aplicação de conceitos de química de interface para desenvolvimento de tecnologias que propiciem ganhos de produtividade. Dessa forma, o objetivo da presente proposta é realizar testes em um circuito fechado, em diferentes condições, com tubos recobertos com materiais que forem previamente identificados em laboratório, que resultem em diferentes molhabilidades da superfície ao óleo. Nesse trabalho, todos os estudos serão focados em testes de circuito fechado com medidas de perda de carga antes e depois da sessão de testes (corpo de prova). (AU)

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