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Análise de confiabilidade do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias considerando a interação veículo-via

Processo: 21/12367-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Eduardo Costa Granato
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/06964-6 - Análise probabilística da segurança de circulação de trens sobre pontes ferroviárias utilizando modelos de interação veículo-estrutura, BE.EP.DR
Assunto(s):Confiabilidade estrutural   Análise dinâmica   Pontes ferroviárias   Veículos   Vias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise dinâmica | Confiabilidade Estrutural | Interação veículo-via-estrutura | Pontes ferroviárias | Grandes estruturas

Resumo

O sistema de transporte ferroviário é essencial para o transporte de cargas e passageiros no mundo, e nas últimas décadas os avanços na tecnologia dos trens permitiu um grande aumento na capacidade de carga e na velocidade dos veículos. Neste contexto, foi necessário o desenvolvimento de métodos sofisticados de análise dinâmica para avaliação do comportamento dos sistemas estruturais de pontes ferroviárias, uma vez que as grandes cargas e elevadas velocidades induzem respostas dinâmicas significativas na estrutura da ponte e a interação entre os subsistemas do veículo, via e estrutura é relevante para a obtenção de respostas precisas na análise estrutural da ponte e das condições de conforto e segurança de tráfego dos veículos. A modelagem numérica de sistemas estruturais de pontes ferroviárias é complexa, envolvendo a consideração das características da estrutura, da via e do veículo, levando em conta diferentes graus de amortecimento, não linearidades no contato da roda, folgas entre componentes, características do lastro e do trilho, entre outros. Além disso, há um grande grau de incerteza com relação às diferentes variáveis envolvidas na análise que devem ser consideradas para obtenção de resultados realistas. Assim, a análise de confiabilidade se mostra como uma ferramenta necessária para o estudo de sistemas estruturais diante das incertezas existentes para obtenção de uma ideia mais realista da distribuição de esforços, das condições de serviço e tráfego e do estado limite último. Diante desta motivação, este projeto propõe o desenvolvimento de uma metodologia de análise de confiabilidade de pontes ferroviárias utilizando análises dinâmicas que consideram a interação entre os subsistemas veículo, via e estrutura. (AU)

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