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Avaliando os efeitos de uma audiência punitiva versus de uma audiência não punitiva sobre a acurácia do relato verbal de crianças

Processo: 21/08930-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Joice Cristina Cintra Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Comportamento verbal   Punição   Crianças   Análise do comportamento   Delineamento experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audiência | comportamento verbal | correspondência fazer-dizer | crianças | Relato verbal | Análise do Comportamento

Resumo

O presente estudo avaliará os efeitos de duas diferentes funções de audiências (punitiva e não punitiva), cujas funções discriminativas serão estabelecidas experimentalmente, sobre a acurácia do relato verbal de crianças. Participarão quatro crianças com desenvolvimento típico de oito a 10 anos e dois adultos (confederados) para atuar como audiências. "Fazer" consistirá em atirar em um alvo de um jogo computadorizado e "dizer" consistirá em relatar sobre seus acertos e erros, clicando em um de dois quadrados coloridos apresentados na tela após cada tentativa (verde para relatar acertos e vermelho para relatar erros). Ao final de cada sessão, o participante deverá relatar a quantidade de pontos obtidos durante a tarefa para a audiência (punitiva ou não punitiva) em vigor. As condições experimentais serão: 1) Estabelecimento das funções discriminativas punitivas e não punitivas das audiências, cujo objetivo será estabelecer, experimentalmente, as funções discriminativas das audiências (punitiva e não punitiva); 2) Linha de base, que avaliará a correspondência do relato na ausência das diferentes audiências e sem consequências diferenciais programadas para os relatos e; 3) Teste das funções discriminativas das audiências, que avaliará a correspondência do relato diante das diferentes funções das audiências, sem consequências programadas. Será utilizado um delineamento de tratamentos alternados adaptado para comparar os efeitos da exposição às duas diferentes audiências e um delineamento de linha de base múltipla entre participantes para comparar o efeito da introdução das diferentes audiências em relação à condição controle. Os dados serão analisados quanto à porcentagem de relatos correspondentes de acertos e erros durante o jogo computadorizado e quanto à correspondência do relato sobre o total de pontos obtidos para as diferentes audiências ao final de cada sessão.(AU)

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