Busca avançada
Ano de início
Entree

NOVO SISTEMA DE LIBERAÇÃO DE DROGAS - FILME DE FIBROÍNA DE SEDA CARREGADA OU NÃO COM INSULINA PARA REPARO DE FERIDAS EM MUCOSA PALATINA: estudo in vitro e clínico randomizado.

Processo: 21/05963-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mauro Pedrine Santamaria
Beneficiário:Manuela Maria Viana Miguel
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia mucogengival   Retração gengival   Reparo tecidual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cirurgia mucogengival | recessão gengival | Reparação Tecidual

Resumo

Diversos tipos de defeitos periodontais e peri-implantares requerem abordagem cirúrgica para o reestabelecimento funcional e estético da região. No entanto, tais procedimentos nem sempre apresentam resultados previsíveis. Em adição, alterações no processo de reparação tecidual podem prejudicar os resultados gerando frustrações e desconforto ao paciente. Deste modo, biomateriais e sistemas de liberação veem sendo desenvolvidos para melhorar os resultados de procedimento cirúrgico. Assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver um filme de fibroína de seda carregado com insulina, para funcionar como um sistema de liberação, com a finalidade de acelerar a cicatrização de feridas na área doadora palatina após procedimento de preservação de rebordo com uso de enxerto gengival livre. Para isso, será feito o desenvolvimento do biomaterial, caracterização e avaliação in vitro do sistema de liberação. Em sequência, os resultados de 3 meses do reparo de ferida palatinas após uso do sistema de liberação será verificado por meio de avaliações clínica, bem como, imunológicas, microbiológicas e histológicas da ferida. Setenta e cinco pacientes com necessidade de preservação de rebordo serão divididos em 3 grupos: Controle (C) (n = 25): ferida aberta em palato sem nenhum tratamento da mesma; Filme em Branco: (BF) (n = 25): ferida aberta em palato associada a filme não carregado com insulina na área doadora. Filme carregado com insulina (IF) (n = 25): ferida aberta em palato associada ao filme carreador de insulina na área doadora. Valores referentes a avaliação clínica, bem como fatores de crescimento, citocinas inflamatórias, unidades de taxonomias do microbioma e resultados histológicos serão examinados por ANOVA de medidas repetidas para avaliar as diferenças dentro e entre os grupos, seguidas de um teste de Tukey para comparações múltiplas quando o valor de p Shapiro-Wilk e 0,05. Valores de p Shapiro- Wilk <0,05 serão analisados por meio do teste de Friedman (intragrupos) e testes de Mann-Whitney (intergrupos). Os valores referentes à parâmetros centrados nos pacientes serão analisados através do Teste T.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)