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Avaliação da eficácia escolar com modelos hierárquicos.

Processo: 22/04187-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:José Alberto Cuminato
Beneficiário:Gabriel Couto Tabak
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de dados | Censo Escolar | Indicadores escolares | Modelos Hierárquicos | Saeb | Modelos Hierárquicos

Resumo

Perseguindo aos preceitos da avaliação de políticas públicas com base em evidências, a produção de indicadores de eficácia escolar para as escolas municipais no âmbito do Estado de São Paulo permitirá uma apuração mais embasada da situação das diversas redes de ensino, auxiliando as atividades de fiscalização desta Corte de Contas por meio da produção de parâmetros de avaliação e do direcionamento eficiente de recursos humanos e materiais.Neste sentido, através do repositório de dados abertos, o TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) busca fazer um levantamento de quais fatores escolares contribuem para melhor rendimento e desempenho dos alunos. A aproximação do TCESP com o CEPID, possibilita uma parceria para desenvolvimentos de projetos em conjunto, onde pesquisadores podem agregar suas habilidades técnicas para estudar esses fatores escolares. Os dados que servirão como base de estudo são provenientes da aplicação da prova do SAEB (fornecidos pelo INEP) e os questionários nele aplicados, referentes a alunos e às escolas, assim como dados levantados de outras fontes (tipo IBGE, por exemplo), que refletem o desenvolvimento socioeconômico da região de localização das escolas. Os dados devem ser organizados e filtrados de forma a possibilitar a adoção de metodologias estatísticas adequadas à estrutura hierárquica dos dados: nível aluno, nível escola e nível município. Inicialmente, um estudo teórico dos modelos hierárquicos, tanto sob o paradigma da inferência clássica quanto da inferência bayesiana, será realizado. A implementação computacional será feita no software R, já usando os dados do SAEB. Diferentes níveis de hierarquia serão estudados (dois ou três, basicamente) e as interpretações dos resultados, assim como as verificações da qualidade de ajuste dos modelos, serão usadas para a comparação e escolha do modelo final. Concluindo-se, pretende-se interpretar os resultados identificando-se os fatores relacionados à escola que afetam a proficiência dos alunos.Siglas: SAEB: Sistema de Avaliação da Educação BásicaINEP: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraIBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

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