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Atualização do Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar e estudos de fatores associados

Processo: 21/11510-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Semíramis Martins Álvares Domene
Beneficiário:Rafaella Guimarães Moraes Camargo
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação escolar   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação escolar | indicador de qualidade | Iqcae | Políticas de segurança alimentar | Politicas Públicas | Programas de alimentação e nutrição | Saúde Coletiva

Resumo

A qualidade da alimentação escolar no Brasil é determinada por fatores econômicos, sociais, ambientais, e pela atuação dos atores envolvidos na gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. O Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar - IQCAE foi desenvolvido e validado com o propósito de apoiar o monitoramento e avaliação do Programa. O planejamento de cardápios deve ser elaborado de modo a cumprir os parâmetros nutricionais e as normas técnicas previstas na legislação do PNAE cujo seu cumprimento é imprescindível para promoção da alimentação saudável e para contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional. Contudo, existem apenas três instrumentos disponíveis para avaliar cardápios escolares, e somente o IQCAE é o único que se mostrou fidedigno e estruturalmente válido quando utilizado para avaliar e monitorar a qualidade de cardápios da alimentação escolar brasileira. OBJETIVO: Atualizar o Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar - IQCAE e estudar fatores associados. MÉTODOS: Trata-se de um estudo metodológico de caráter quantitativo de análise que será realizado em cinco etapas: (1) Atualização do IQCAE; (2) Avaliação da qualidade dos cardápios da alimentação escolar segundo IQCAE; (3) Validação do IQCAE; (4) Investigação das atividades exercidas pelos Conselhos de Alimentação Escolar - CAE e (5) Correlação entre as variáveis determinantes da qualidade da alimentação escolar.

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