Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de inserção de tecnologias no âmbito escolar frente à pandemia

Processo: 21/10789-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Dias Junior
Beneficiário:Eloisa Nascimento Cavalcanti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Tecnologia   Desigualdades   Pandemias   Pesquisa bibliográfica   Pesquisa qualitativa   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdades | Educação | Pandemia | Sociologia da educação | tecnologias | Sociologia da Educação

Resumo

O presente projeto propõe uma análise de como o processo de inserção de tecnologias na educação, durante o período de pandemia da COVID-19, poderá provocar mudanças significativas na qualidade de ensino dos estudantes de nível básico público brasileiros. A partir da concepção de que a desigualdade social interfere diretamente no acesso a bens de notável importância para a consolidação de um desenvolvimento educacional inclusivo e democrático, objetiva-se investigar a problemática do Ensino Remoto Emergencial - ERE e como este coloca em pauta a ausência de uma distribuição igualitária de recursos tecnológicos. Para isto, utilizaremos como método uma pesquisa qualitativa que busca por meio de material bibliográfico e entrevistas com professores e alunos, da rede de educação básica pública das Estâncias Balneárias de Caraguatatuba e Ubatuba, compreender o contexto pandêmico pelo viés da educação.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)