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Ação e tempo: efeitos de ações voluntárias na preparação temporal e na aprendizagem de padrões temporais

Processo: 21/11973-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 15 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:André Mascioli Cravo
Beneficiário:Alexandre de Pontes Nobre
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/11864-0 - O papel da incerteza na influência das ações voluntárias sobre a preparação temporal., BE.EP.PD
Assunto(s):Percepção de tempo   Aprendizagem   Estímulos   Percepção visual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação voluntária | aprendizagem associativa | Erp | Expectativa temporal | Foreperiod | Preparação temporal | Percepção temporal

Resumo

Dois processos essenciais para a interação de seres humanos com o ambiente são ações voluntárias e a preparação temporal (ou expectativa temporal). Os indivíduos navegam no ambiente através de ações voluntárias, e interagem com os efeitos dessas ações. Ao mesmo tempo, eles constroem expectativas em relação ao estímulos que lhes são apresentados, incluindo expectativas em relação a quanto tempo um estímulo vai levar para ser apresentado. Essas expectativas possibilitam uma resposta mais eficiente a esses estímulos. Sabe-se que as ações modificam o processamento perceptual de estímulos visuais, mas evidências para um papel da ação voluntária na preparação temporal até agora são escassas. O objetivo deste projeto é investigar se as ações voluntárias influenciam a preparação temporal e a aprendizagem de padrões temporais de apresentação de estímulos visuais. Para isso, são propostos quatro experimentos. O primeiro experimento se propõe a investigar se ações voluntárias facilitam a preparação temporal para estímulos visuais, em comparação com situações em que esses estímulos são causados pelo ambiente externo. O segundo e o terceiro experimentos têm como objetivo investigar se ações voluntárias facilitam a aprendizagem de distribuições de intervalos temporais de apresentação de estímulos visuais. O quarto experimento investigará se a ação voluntária influencia a preparação temporal para estímulos visuais, o processamento perceptual desses estímulos, ou ambos. (AU)

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