Busca avançada
Ano de início
Entree

Cadernos autocorretivos: aprendizagem conceitualmente significativa e superação de misconceptions no ensino de frações

Processo: 22/01609-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Firer
Beneficiário:Laura Santos Afonso Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Ensino e aprendizagem   Superação   Encapsulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cadernos auto-corretivos | Frações | Misconceptions | Teoria APOS | Educação Matemática

Resumo

Neste projeto, pretendemos analisar em que medida o material Cadernos Autocorretivos: Frações, desenvolvido por uma equipe do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da Unicamp, contribui para uma melhor compreensão conceitual de conteúdos relacionados a fração, permitindo a superação das misconceptions mais prevalentes. Pretendemos desenvolver essa análise no sentido de encapsulação de conceitos, do ponto de vista da teoria de Action-Process-Object-Schema (APOS) de Dubinsky, tendo um foco especial na superação de misconceptions, com base nos estudos conhecidos sobre o tema.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)