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Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas

Processo: 22/03935-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Ernica
Beneficiário:Cinthia Torres Toledo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/08680-7 - Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas, AP.R
Assunto(s):COVID-19   Política educacional   Desigualdade educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abandono e evasão | Covid 19 | Educação e Desigualdades | Experiência estudantil | política educacional | Desigualdades educacionais

Resumo

Este projeto busca propor diretrizes para ações e políticas públicas destinadas à redução de perdas e desigualdades educacionais causadas pela pandemia de Covid-19 a partir da descrição e compreensão de três fenômenos: i) os efeitos da suspensão das aulas presenciais sobre a permanência escolar e as desigualdades de aprendizagem; ii) as experiências de estudantes e professoras/es nesse contexto e iii) as respostas de governos, escolas e professores/as. Face à natureza global da pandemia, foram reunidas seis equipes de pesquisa com a intenção de que cada objeto particular seja abordado considerando-se outras realidades. Duas estão sediadas no Estado de S. Paulo: uma na Unicamp e USP e outra, na Fundação Carlos Chagas. Quatro estão sediadas no exterior: na Western Sidney University, Austrália; na Université Libre de Bruxelles, Bélgica; nas Universidades de Bordeaux, Rouen e Toulouse, na França; e na Mohammed V University, no Marrocos. A equipe UNICAMP-USP pretende caracterizar a experiência de retorno dos estudantes ao ensino híbrido ou presencial para apreender os processos de conversão de desigualdades sociais em desigualdades educacionais, considerando a articulação de classe, gênero e raça em diferentes territórios da cidade de São Paulo. A equipe da Fundação Carlos Chagas dará continuidade a pesquisas em desenvolvimento desde 2020 sobre a percepção, durante a pandemia, do abandono e da evasão escolar por docentes e as ações realizadas para mitigar esses problemas. Além da proposição de ações e políticas a partir das pesquisas empíricas, esse projeto também almeja criar o intercâmbio regular entre equipes internacionais.

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