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Desenvolvimento de jogo de tabuleiro e plataforma didática para divulgar, estimular e promover o aprendizado sobre o tema evolução e diversos tópicos da Biologia

Processo: 22/08709-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Arthur Casulli de Oliveira
Beneficiário:Arthur Casulli de Oliveira
Empresa:Arthur Casulli de Oliveira
CNAE: Atividades de apoio à educação
Atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:21/12355-4 - Desenvolvimento de jogo de tabuleiro e plataforma didática para divulgar, estimular e promover o aprendizado sobre o tema evolução e diversos tópicos da biologia, AP.PIPE
Assunto(s):Biologia evolutiva   Ensino de biologia   Ludificação   Jogos educativos   Plataformas digitais   Plataformas de ensino e aprendizagem   Divulgação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado Tangencial | biologia evolutiva | Divulgação Científica | Ensino de Biologia | Gamificação do Ensino | Jogos de Tabuleiro Modernos | Divulgação Científica e Gamificação do Ensino de Biologia

Resumo

O conceito de aprendizagem tangencial sugere que podemos aprender indireta e ativamente ao sermos expostos a experiências prazerosas que despertem interesse sobre o tema abordado. Nele, o objetivo de "ensinar um conteúdo" é substituído por "estimular sua aprendizagem", ao apoiar-se no prazer do indivíduo em aprender sobre assuntos de interesse. Torna-se, então, evidente sua relação com a indústria de jogos, pelo sucesso do setor em proporcionar tais experiências. A aprendizagem tangencial demanda, no entanto, direcionamento para a busca de informações, por deparar-se com dificuldades como desinformação online e um público com baixa capacidade crítica às fontes. Assim, os jogos beneficiam-se de elementos desenvolvidos para subsidiar o aprendizado tangencial, desde que não obstruam a imersão do jogo ou impeçam sua progressão sem aquela informação. Apesar de diversos trabalhos mostrarem o sucesso dos jogos em promover o aprendizado tangencial, este ocorre majoritariamente de forma não intencional. Assim, existe uma demanda para o desenvolvimento de jogos que se proponham a ir além da diversão. Atualmente, jogos de tabuleiro modernos vêm ganhando destaque, tendo seu mercado avaliado em cerca de dez bilhões de dólares em 2020, com perspectiva de crescimento CAGR de aproximadamente 13% para os próximos cinco anos. Com isso, realizamos uma pesquisa piloto para identificar os principais elementos presentes nos jogos de tabuleiro de maiores sucessos, com o intuito de desenvolver o jogo Dawn of Life e a plataforma digital Firefly Dex, um jogo que visa proporcionar uma experiência única e estimular o interesse dos jogadores por diversos tópicos da biologia e uma plataforma que promova a ponte entre o jogo e seu conteúdo teórico de maneira gamificada e interativa. Agora, neste projeto, buscamos avaliar se o modelo proposto para o desenvolvimento do jogo é capaz de despertar o interesse dos jogadores pelo tema e estimular a busca pelo conhecimento teórico, guiada pela plataforma digital, promovendo a aprendizagem tangencial de seu conteúdo. Para isso, realizaremos o desenvolvimento e redação do conteúdo teórico de duas criaturas fictícias utilizando conceitos de Biologia e adicionaremos estas criaturas a um jogo de tabuleiro já existente. Após as partidas, forneceremos links para o conteúdo teórico e para o grupo criado na plataforma Habitica, que proporcionará a experiência de gamificação de sua leitura. Quantificaremos o acesso ao conteúdo teórico e realizaremos entrevistas semiestruturadas com os participantes para avaliar o interesse na busca pelo conteúdo teórico, o conhecimento adquirido e o engajamento pelo sistema de gamificação. Finalmente, caso os resultados demonstrem o sucesso do modelo em promover a aprendizagem tangencial, estes serão utilizados para definir as diretrizes do desenvolvimento do jogo Dawn of Life, da redação de todo conteúdo a ser oferecido e do sistema de gamificação da plataforma Firefly Dex. (AU)

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