Busca avançada
Ano de início
Entree

Ruidologia: intensidade, percepção e poéticas audiovisuais ruidosas

Processo: 22/06605-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Rodrigo Faustini dos Santos
Supervisor: Erika Balsom
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: King's College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:19/05083-8 - Ruidologia: intensidade, percepção e poéticas audiovisuais ruidosas, BP.DR
Assunto(s):Cinema experimental   Complexidade   Materialidade   Percepção   Ruído
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema experimental | Complexidade | estética | Materialidade | percepção | Ruído | Cinema experimental

Resumo

Certos filmes, apostando em uma estética do excesso visual e na intensa incorporação de defeitos técnicos ao longo da criação da obra (na contramão, assim, dos modelos regulatórios e normativos da forma cinematográfica padrão e suas imagens narrativa-representativas), constroem sistemas audiovisuais complexos de aparência caótica e desordenada. Buscam suscitar, com isso, intensidades sensoriais no espectador, que, desnorteado de seus modos banais de apreensão da obra audiovisual, é levado a desterritorializar suas distinções entre informação e ruído, forma e caos, constituindo o que pretendo denominar "efeito de ruído" no cinema. Identificando e investigando tal "efeito de ruído", enquanto problemática estética e informacional, esse projeto de pesquisa o encontra particularmente elaborado no cinema experimental, desde seus primórdios, seja em obras que apostam em estruturas complexas e caóticas para sua construção (de Man Ray ao dito Cinema Estrutural) ou em obras de cineastas como Paolo Gioli, Stan Brakhage, Carl Brown e Patrick Bokanowski, que propõem visualidades anômalas, muitas vezes aproximando-se do informe ou do convoluto, alterando os "filtros" do dispositivo, incorporando ruídos e distorções, consequentemente visando uma multiplicidade da manifestação visual e cinematográfica das formas. Por fim, uma forma mais extrema de buscar as intensidades audiovisuais trazidas pelo ruído será investigada nas obras de Paul Sharits, do casal Wilhelm e Birgit Hein e cineastas contemporâneos (experimentais), instigados por discussões estéticas de Cecile Malaspina, Michel Serres e Laura Marks acerca do ruído como uma instância positiva de expressão, percepção e cognição ao invés de um resíduo espúrio, inarticulado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)