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INVENTÁRIO DA CENA PAULISTANA: História dos Edifícios Teatrais na Cidade de São Paulo (1930 - 1955)

Processo: 22/08071-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
Beneficiário:Luana Costa Brambilla
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/01813-1 - Inventário da cena paulistana: história dos edifícios teatrais na cidade de São Paulo (1930 - 1955), AP.R
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:espaços teatrais | História dos Edifícios Teatrais

Resumo

O extenso projeto de pesquisa Inventário da Cena Paulistana pretende investigar a existência, funcionamento e permanência dos edifícios teatrais em São Paulo entre 1763 e 2020. Uma parte do trabalho já foi iniciada (com apoio FAPESP/Condephaat) e que teve por meta disponibilizar documentação, informações e análises sobre a existência e atividades dos primeiros teatros paulistanos, desde as Casas da Ópera do século XVIII (a primeira de 1763) até os teatros do fim da Primeira República (1930). Concentrar a pesquisa nos espaços físicos ocupados pelos teatros dá a oportunidade de investigar inúmeros aspectos ligados à construção e utilização desses locais, revelando e analisando também facetas da atividade teatral, em particular, e cultural, em geral, nos períodos considerados. O recorte temporal, embora muito extenso, foi pensado para ser dividido em períodos menores, balizados por linhas de força comuns a cada um deles. O que se propõe agora é dar continuidade à pesquisa, enfocando a história dos edifícios construídos a partir de 1930, surgidos numa nova etapa da história econômica, política e cultural do Brasil e de São Paulo, até 1955, quando a Prefeitura de São Paulo deu início à construção de uma série de teatros municipais, numa iniciativa pouco comum, configurando uma nova política pública para o teatro na cidade.A partir de 1930, são criados os primeiros órgãos de estado voltados para a cultura: o Departamento de Cultura de São Paulo (1935), o Ministério da Cultura (com a criação do Serviço Nacional de Teatro em 1937), a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo (1945/47), cada qual com suas políticas públicas para a área do teatro. Projetos de incentivo e financiamento públicos vão surgindo. Portanto, um panorama bastante diverso do período anterior no qual a inciativa privada praticamente comandava a construção dos espaços e determinava o desenvolvimento do setor. Como essas duas forças se tensionaram ou se completaram a partir de 1930? Como os espaços surgidos nesse período se colocavam diante de uma nova configuração político cultural e das mudanças urbanas da capital? O exame da "biografia" de cada um dos espaços então criados deve ser uma janela para que se vislumbrem essas questões, pois o estudo das histórias de cada um dos teatros, e/ou de alguns deles em conjunto, é capaz de jogar luz sobre a dinâmica do uso desses espaços de convivência social, que durante séculos foram, ao lado das igrejas, praticamente os únicos de que dispunham os habitantes da cidade. A década de 1950 é também limítrofe desta situação, uma vez que a chegada e desenvolvimento da televisão irá alterar consideravelmente a relação entre o teatro e seu público, como não se tinha visto até então, nem mesmo depois das invenções do cinema ou do rádio.A pesquisa também procurará identificar eventuais remanescentes dessas construções na paisagem sempre mutante da cidade de São Paulo, ainda que não eles sejam mais utilizados como teatros. O projeto será (como a etapa anterior) desenvolvido no Centro de Documentação Teatral (CDT) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

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