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Informalidade e trabalho: realidades da economia de carros de segunda mão na África Ocidental

Processo: 22/01731-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Acordo de Cooperação: ANR
Pesquisador responsável:Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros
Beneficiário:John Oti Amoah
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07160-7 - Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul), AP.TEM
Assunto(s):Etnografia   Economia informal   Trabalho informal   Autopeças   Política social   Gana   África Ocidental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:africa ocidental | economia de carros de segunda mão | Economia Informal | Política Social | Etnografia

Resumo

As realidades na economia informal estão se transformando em todo o mundo, e isso traz implicações para a forma como discutimos o fenômeno através do espaço. Ainda que trabalhos recentes tentem demonstrar os vínculos entre a informalidade e as economias formais, no Sul Global, mas também no Norte, ainda há um entendimento limitado sobre interações transfronteiriças. Esse estudo propõe, através de entrevistas em profundidade com atores-chave em Gana/África Ocidental, mapear as redes econômicas transnacionais e as disputas políticas em torno da regulação da economia de carros de segunda mão. Enquanto a literatura sobre bens de segunda mão se foca em análises sobre o consumo de bens como roupas e eletrônicos, este estudo propõe uma análise sobre a complexa cadeia de valor global da economia de carros e de autopeças de segunda mão em contexto de informalidade urbana e do trabalho. Analisar as economias de bens de segunda mão oferece uma perspectiva crítica para nos aprofundarmos nas intersecções entre cadeias de valor globais, circulação de bens e informalidade urbana. Em diálogo com estudos etnográficos, este trabalho argumenta em prol da necessidade de se repensar as contestações, assim como as oportunidades de extração e exploração entre os vários atores envolvidos na economia de carros de segunda mão na África Ocidental. (AU)

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