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Atitudes empresariais frente à internacionalização: um estudo de grandes empresas brasileiras

Processo: 22/08403-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:André Vereta Nahoum
Beneficiário:Tales Almeida Mançano Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de conteúdo   Empresas   Internacionalização   Sociologia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de conteúdo | empresas | Internacionalização | sociologia econômica | Sociologia Econômica

Resumo

Este projeto propõe uma análise das atitudes de grandes empresas brasileiras frente à internacionalização de suas atividades econômicas, que aumentou expressivamente nas últimas duas décadas. Algumas delas se tornaram as maiores dos seus setores nas Américas ou no mundo. Esse é o caso da Ambev, Braskem, Gerdau e JBS. Buscar-se-á compreender como a internacionalização impactou as atitudes políticas dessas corporações no Brasil a partir do olhar legado pela literatura acerca do empresariado como ator político e de uma abordagem sociológica das variedades de capitalismo e regimes de crescimento. Os estudos que trataram da internacionalização de empresas não se interessaram pelo impacto desse processo no comportamento político das empresas. Já os estudos acerca das atitudes empresariais ainda não olharam para como a diversificação geográfica de interesses econômicos e de atuação das empresas em diferentes nações têm o potencial de modificar tais atitudes. Tanto uma indústria nacional dependente do Estado quanto o empresariado associado ao capital estrangeiro foram considerados pela literatura grupos relevantes com interesses distintos. A pesquisa investigará se empresas internacionalizadas de capital de origem nacional possuem atitudes que podem diferenciá-las desses outros grupos. A literatura que trata de variedades de capitalismo e regimes de crescimento traz ganhos ao conectar a perspectiva das empresas à uma análise do capitalismo brasileiro. Para investigar essa questão será realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre internacionalização de empresas e sobre o empresariado enquanto ator político e uma coleta e análise de conteúdo de declarações de dirigentes dessas 4 empresas no jornal Folha de S. Paulo. Esse material permitirá acessar atitudes das empresas ao longo de sua internacionalização, e será utilizado para analisar se essas empresas se distinguem de outras frações do empresariado.

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