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Artistas germânicas no Brasil: imigração, gênero e modernismo

Processo: 21/14431-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Helouise Lima Costa
Beneficiário:Priscila Sacchettin
Instituição Sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/16348-5 - Artistas germânicas no Brasil: imigração, gênero e modernismo, BE.EP.PD
Assunto(s):História da arte   Arte moderna   Imigração   Modernismo   Gêneros (grupos sociais)   Língua alemã   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte moderna | arte no Brasil | Gênero | Imigração | Modernismo | História da Arte Moderna no Brasil

Resumo

Este projeto interroga o modernismo brasileiro a partir da intersecção entre arte, gênero e imigração. Nosso propósito é reconstituir a trajetória das artistas imigrantes de língua alemã e investigar sua contribuição no processo de modernização do campo artístico brasileiro, em especial o paulistano, no recorte temporal situado entre 1930 e 1950. Trata-se de um período de franca transformação do circuito artístico local, e procuraremos verificar a hipótese de que também as artistas germanófonas estavam entre os muitos agentes responsáveis por tal transformação. Para tanto, daremos prosseguimento a um mapeamento que visa levantar e organizar informações sobre as artistas de fala alemã estabelecidas e ativas em São Paulo no período indicado acima. Em seguida, analisaremos as informações trazidas pelo mapeamento e fontes pesquisadas, para melhor compreender qual foi o impacto da presença delas em nosso meio cultural e artístico, de que modo e em que medida a situação de imigrante condicionava a(s) técnica(s) artística(s) que praticavam, por quais meios buscaram inserção e reconhecimento, quais dificuldades enfrentaram por serem imigrantes germanófonas e, além disso, por serem imigrantes mulheres. Para tratar dessas questões, faremos um recorte inicial no interior do grupo maior dos nomes que constam no mapeamento, abordando com mais profundidade as artistas cujas obras integram o acervo do MAC-USP: Alice Brill, Barbara Schubert Spanoudis, Charlotta Adlerova, Eleonore Koch, Elisabeth Nobiling, Gisela Eichbaum, Hilde Weber, Hildegard Rosenthal e Lisa Ficker Hofmann. O quadro teórico parte de autoras que trabalham a questão do gênero na história da arte, e faz uso também de conceitos da sociologia. (AU)

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