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A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular

Processo: 22/12106-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Bruna Alves Prado
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11390-0 - Mudanças curriculares e melhoria do ensino público, AP.EP
Assunto(s):Pesquisa-ação   Política educacional   Rede estadual de ensino   Qualidade do ensino   Reforma curricular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Base Nacional Comum Curricular | inova educação | Novo Ensino Médio | pesquisa-ação | Políticas Educacionais | rede estadual de ensino | Políticas Educacionais

Resumo

A participação da vice direção escolar das escolas (sete) envolvidas na pesquisa-ação é fundamental à organização do trabalho pedagógico e à articulação escola-comunidade para que o processo de reforma curricular implícita na BNCC, no NEM e no Programa Inova Educação ocorra de maneira crítica e criativa. Na metodologia da pesquisa-ação, as ações conjuntas envolvendo os profissionais da escola e os pesquisadores da universidade têm como objetivo transformar a realidade e produzir conhecimentos sobre e para essas transformações por meio do estabelecimento de diálogo entre o conteúdo das propostas oficiais e a realidade das escolas, considerando-se os interesses e as necessidades de suas comunidades. Nessa perspectiva, a participação democrática será tomada como método para a construção de uma compreensão da reforma curricular no contexto de sua implementação. Nesse sentido, a organização e acompanhamento do trabalho escolar realizado na instituição pelos educadores em suas ações cotidianas, serão fundamentais para atingir objetivos pedagógicos e administrativos voltados à melhoria da qualidade do ensino e da formação dos estudantes. (AU)

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