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Desenvolvimento de uma aplicação interativa para visualização de rotas internas em estações de transporte: um estudo de caso nas estações de Metrô de São Paulo

Processo: 22/08523-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Leila Cristina Carneiro Bergamasco
Beneficiário:Rodrigo Moreira Doraciotto
Instituição Sede: Centro Universitário FEI (UNIFEI). Campus de São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Metrô   Usabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metrô | painel interativo | Usabilidade | Visualização Cartográfica | Ciência da Computação

Resumo

O Metrô de São Paulo atende mensalmente mais de 40 mil usuários, e a cada ano nota-se um aumento de público nas estações. Grande parte do aumento de público se deve às expansões feitas na rede, atualmente o Metrô possui uma extensão de 101 km e 89 estações operando em nove linhas, sendo que todas elas possuem mapas fixos nos quais as pessoas podem consultar para verificar ruas próximas e/ou lugares de interesse como hospitais e parques. Entretanto, nota-se que a informação disponibilizada dessa forma estática e cartográfica não favorece a experiência do usuário, uma vez que exige abstração e conhecimento sobre interpretação de mapas, além disso, não são informados dados sobre interligações com outros meios de transportes como ônibus e/ou trens. Nota-se nas estações de Metrô que quando o usuário se depara com esse tipo de dificuldade específica é comum eles recorrerem aos operadores das estações para sanarem suas dúvidas. Atualmente, estima-se que mais de 500 requisições são feitas mensalmente à esses operadores que necessitam parar momentaneamente suas atividades para atender o público. Dessa forma, o presente projeto busca desenvolver um aplicativo no qual os usuários poderão interagir e visualizar rotas para áreas de interesse, como por exemplo, integrações com outros meios de transportes e possíveis saídas da estação. É esperado que com os resultados obtidos, este projeto piloto seja referência para outras iniciativas que visem a melhora na qualidade de experiência do usuário do Metrô de São Paulo.

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