Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da definição de resultado preferido por estudantes da área de odontologia quando do tratamento de manchas de fluorose dentária leve a moderada por meio de simulação digital.

Processo: 22/01221-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Eduardo Bresciani
Beneficiário:Júlia de Cássia Borato Gomes
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Fluorose dentária   Satisfação do paciente   Dentística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clareamento dental | Fluorose Dentária | satisfação do paciente | Dentistica

Resumo

Durante os últimos cinquenta anos, por intermédio de medidas de abrangência populacional, como o abastecimento do flúor na água e uso de dentifrícios fluoretados, houve um declínio da doença cárie no mundo. Anteriormente a isso, a exposição de pessoas ao flúor se dava apenas por meio do contato com a natureza, em regiões onde o mineral poderia ser encontrado, como em águas oriundas de montanhas rochosas, ou pelo consumo de alimentos como frutos do mar, por exemplo. A ampliação dos métodos de utilização dos fluoretos tem chamado atenção de clínicos e sanitaristas devido ao aumento da prevalência de fluorose dentária em graus leves na população. Essa condição é caracterizada pela hipomineralização do esmalte, a qual pode gerar o aspecto óptico de manchas esbranquiçadas, em casos leves e moderados, e manchas amarronzadas, nos casos mais severos. Estudos recentes mostram a crescente busca por um sorriso socialmente aceitável, principalmente na população jovem, a qual se encontra em uma fase de grande socialização. Diante dessa condição, existe uma grande procura por parte desses jovens por tratamentos odontológicos estéticos que mascarem as manchas. Atualmente, os protocolos mais empregados para a resolução estética da fluorose dentária são o clareamento dental externo, a microabrasão e a infiltração resinosa. Frente ao baixo número de estudos que comparem a preferência de tratamento por pessoas com menos exposição ao assunto versus a preferência de pessoas que possuem certo nível de conhecimento sobre o tema perante os possíveis protocolos de tratamento, o objetivo do presente projeto será contribuir para um maior entendimento dos aspectos psicossociais relacionados com a expectativa e a percepção estética das resoluções de fluorose dentária. Sendo assim, voluntários deste projeto serão divididos em dois grupos. O primeiro grupo será composto por alunos do 1º ano de graduação do curso de Odontologia. O segundo grupo será constituído pelos alunos de graduação do curso de Odontologia que já obtiveram contato com o assunto fluorose dentária e suas possíveis resoluções na disciplina de Dentistica, assim como alunos do programa de pós-graduação do curso. A partir de tomadas fotográficas de um sorriso que apresente fluorose de grau leve a moderado, serão feitas simulações digitais. Assim, os estudantes serão expostos à essa série de fotos. A primeira apresentará a condição natural da boca, com fluorose dentária leve a moderada. A segunda consistirá em uma simulação do sorriso submetido ao protocolo de infiltração de resina. E a terceira irá simular o tratamento com infiltrante resinoso associado ao clareamento dentário. Em cada etapa, o voluntário deverá responder ao formulário de percepção e satisfação estética segundo as respectivas fotos. Para análise estatística os dados serão descritos por porcentagem de frequência e analisados por testes de associação (5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)