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O Grupo Escolar Rural de Butantan: história da educação e do ensino no Instituto Butantan

Processo: 22/13879-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Nico Monteiro
Beneficiário:Brenda da Silva Souza
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/04509-4 - O Grupo Escolar Rural de Butantan: história da educação e do ensino no Instituto Butantan, AP.R
Assunto(s):Ensino de ciências   Escola rural   História da educação   Instituto Butantan
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de ciencias | escola rural | historia da educação | Instituto Butantan | História da Educação

Resumo

Desde os primeiros anos após sua fundação havia a preocupação por parte dos diretores do Instituto Butantan,então Serumtherápico, em prover escolarização primária para os filhos de funcionários e famílias do entorno,assim como formar futuros trabalhadores para a instituição. Em 1933, com a criação do Grupo Escolar Rural deButantan, a antiga escola primária - Escola Isolada Mista do Butantan - passa a dar ênfase à educação para ocampo, assumindo um ideário do movimento conhecido como ruralização do ensino, voltado à formação do"homem do campo", constituído em consonância com o projeto desenvolvimentista da Era Vargas. Em função daprática pedagógica desenvolvida no Grupo de Butantan e das relações políticas estabelecidas por sua diretora,Noêmia Cruz, o trabalho desenvolvido no Grupo Escolar de Butantan passa a ser referência para a constituição deoutras escolas rurais no país. A localização do Grupo dentro de um instituto de pesquisa voltado à saúde públicatraz especificidades que são objeto do presente projeto. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráterdocumental, tem por objetivo compreender as relações estabelecidas entre o Instituto Butantan e o GrupoEscolar Rural nas suas vertentes político-administrativa e pedagógica. Serão analisadas fontes primáriasdocumentais relacionadas ao Grupo Escolar que estão sob a guarda do Centro de Memória do Instituto Butantan(Fundo Escola Rural), assim como em demais acervos. Pretende-se, complementarmente e por meio deestratégias de comunicação, realizar a prospecção de documentos junto à familiares de alunos, a fim de ampliaro acervo institucional e garantir a preservação desses documentos.

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