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Leilões de veículos no Brasil: Disputas políticas e regulações em torno de um mercado

Processo: 22/05814-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Luana Dias Motta
Beneficiário:Luiz Gustavo Simão Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07160-7 - Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul), AP.TEM
Assunto(s):Mercados ilegais   Veículos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:leilões | Mercados ilegais | Regulação de Mercados | veículos | Regulação de mercados; Mercados (i)legais

Resumo

O estado de São Paulo concentra quase um terço dos cerca de 58 milhões que perfazem a frota total de automóveis particulares do Brasil. Nesse cenário, leilões tornam-se mercados rentáveis e disputados, na medida em que são essenciais para a venda, distribuição e consumo de veículos usados não só em São Paulo, mas também para outros estados e países. Entretanto, as ciências sociais vêm prestando pouca atenção às dimensões políticas, sociais e culturais dos leilões, e a maior parte dos trabalhos sobre o tema tem como foco a dimensão econômica. Este projeto toma os leilões como entrada empírica para explorar as interfaces entre as dinâmicas sociais e de poder inscritas na regulação de mercados legais e ilegais ligados a veículos. O objetivo geral é compreender as disputas na última década em torno dos marcos regulatórios da atividade leiloeira no Brasil. Importa destacar que, no Brasil, as disputas políticas em torno da regulação deste mercado ganham em complexidade neste período, tendo em vista a entrada de companhias estrangeiras neste mercado que, até então, era predominantemente controlado por empresários brasileiros. Ao levar em conta a enorme pujança econômica de leilões de veículos, a pesquisa visa contribuir aos estudos empíricos sobre leilões e disputas políticas em torno da regulação de mercados. O trabalho de campo será desenvolvido em três etapas: I) coleta e análise de documentos (notícias de jornais; projetos de Lei; relatórios de audiências públicas etc.); II) pesquisa de campo com observação participante da rotina de leilões; e III) entrevistas em profundidade com leiloeiros e funcionários de leilões.

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