Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da corticosterona sobre a distribuição de miofibroblastos na mucosa gástrica durante o desenvolvimento pós-natal.

Processo: 22/13200-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Patrícia Gama
Beneficiário:Mariana Akemi Alves Kuriyama
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Corticosterona   Desmama precoce   Miofibroblastos   Mucosa gástrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corticosterona | Desmame precoce | miofibroblastos | mucosa gástrica | Biologia Celular- proliferação celular

Resumo

No estômago, a região do corpo gástrico contém glândulas que são divididas em três segmentos: istmo, colo e base, cada um contendo diferentes células epiteliais, e essas são responsáveis pela renovação do tecido, produção de moléculas que agem na digestão dos alimentos, proteção da mucosa e secreção hormonal. São identificados dois nichos proliferativos, sendo um ativo na interface istmo-colo, e outro de reserva em que as células ciclam mais lentamente na base da glândula. Mudanças no padrão de alimentação durante o desenvolvimento pós-natal, como na situação de desmame precoce, podem alterar os nichos proliferativos e afetar a distribuição celular em cada região. Associados ao tecido epitelial, estão os miofibroblastos, que são fibroblastos modificados presentes no tecido conjuntivo (lâmina própria), que geralmente entram em diferenciação frente a uma lesão tecidual, exercendo função de reparação. Essas células produzem e/ou possuem moléculas associadas que podem alterar o nicho proliferativo e, com isso, modificar a atividade e distribuição das células. O presente projeto busca identificar os miofibroblastos e estudar a sua atividade secretória na mucosa gástrica e investigar a possível relação e interferência dessas células na proliferação das células glandulares. Adicionalmente, pretende-se estudar a distribuição dos miofibroblastos sob bloqueio da atividade de receptores de glicocorticoides, que são agentes reguladores da proliferação celular. Para isso, serão utilizadas técnicas de imunofluorescência em amostras de estômago de ratos de 18 e 30 dias, submetidos ao desmame precoce (15° dia), comparados a animais normalmente amamentados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)